Na semana passada, a Adobe revelou um aplicativo que permite alterar gravações de áudio para incluir frases e palavras que não foram ditas pelo locutor. Como já era de se esperar, a inciativa acabou causando preocupações éticas e ainda de segurança, já que será possível manipular qualquer discurso sem que os ouvintes possam perceber.


Programa poderá inserir palavras não ditas pelo locutor. Perigo? Pode ser que sim!

A empresa, porém, disse que está tomando medidas para minimizar os riscos. Na última quinta-feira (3), durante uma demonstração, a edição foi realizada em apenas alguns segundos, sendo que foi necessário apenas uma transcrição em texto e um botão.

"Nós já revolucionamos a edição de fotos. Agora é hora de fazer o mesmo na edição de áudio", disse Zeyu Jin, funcionário da Adobe.

Segundo ele, é preciso 20 minutos de amostras de áudio para que o programa consiga "imitar" perfeitamente a voz.

No entanto, nem todas as pessoas ficaram empolgadas com a novidade. O aplicativo já recebeu diversas críticas.

"Parece que os programadores da Adobe foram arrastados pela emoção de criar algo tão inovador como um manipulador de voz, e ignoraram os dilemas éticos de mau uso potencial", explica o Dr. Eddy Borges Rey, professor de mídia e tecnologia da Universidade de Stirling. 

"isso complica a vida de advogados, jornalistas e outros profissionais que utilizam meios digitais como prova", disse ainda o professor, que diz horrorizado com a invenção.

"Estamos pensando em algo como uma marca d’água de detecção", explica Jin, para que seja possível detectar as falas modificadas.

O programa ainda não foi lançado.

E você, achou interessante a ideia? Ou apenas um novo perigo que a tecnologia pode causar?