Uma pesquisa realizada pela Upstream, empresa líder em comércio móvel em mercados de alto crescimento, revelou quais são os serviços digitais mais utilizados pelos brasileiros que acessam a internet por dispositivos móveis. Sem surpresa alguma o Facebook foi apontado como o serviço digital mais acessado no País, representando 86% dos internautas. Em segundo lugar aparece o Instagram com 45%. Serviço de streaming mais querido por aqui, a Netflix figura em terceiro lugar, com 43%, seguida pelo Spotify com 19% e BBC News com 18%.


Facebook é acessado por 86% dos internautas brasileiros (Imagem: Reprodução Internet)

Enquanto o top cinco de serviços digitais prediletos entre os brasileiros está voltado principalmente para o entretenimento, a pesquisa também revelou que os consumidores anseiam por serviços digitais nas áreas da educação, saúde e finanças. É o que diz o CEO e Co-Fundador da Upstream, Marco Veremis. "Os serviços de mídia social são altamente consumidos nos mercados emergentes. No entanto, o nosso estudo constatou que os consumidores não estão procurando o próximo Facebook. Em vez disso, eles querem serviços digitais nas áreas de educação, finanças e saúde, onde existe atualmente uma lacuna no mercado", afirma.

"Empreendedores visionários entenderão que em vez de competir com os gigantes estabelecidos, eles podem fazer uma marca significativa, ouvindo os consumidores nos mercados emergentes e dando-lhes serviços que melhor atenderão as necessidades dos consumidores", enfatiza Veremis.

Veja também:

Estimulado pelo aumento da conectividade móvel, o desejo por conteúdo digital em mercados emergentes cresce a cada ano. Estima-se que em 2016 o número de conexões móveis deve ultrapassar a marca de 42 milhões no Brasil. Estas estatísticas estão destacadas no relatório "2016 Developing Markets Mobile Commerce", da Upstream, com base em pesquisa realizada pela YouGov, entre 5.215 adultos no Brasil, Egito, Indonésia, Nigéria e África do Sul.

Esta pesquisa também revela que 59% dos brasileiros acreditam que a internet é um direito humano. De acordo com o estudo, a maior parte do conteúdo é acessado via aplicativos, com 47% dos consumidores optando por este modo de acesso. 33% dos brasileiros acessam conteúdo móvel via navegador de internet.

Outro dado levantado pelo estudo diz que apenas 4% dos brasileiros usam aparelhos móveis somente para ligações e mensagens de texto e que 91% dos brasileiros querem conteúdo digital altamente localizado, principalmente em categorias como notícias e serviços financeiros.

Fonte: Diffusion Communication that connects