O plenário do Senado aprovou no final da tarde desta terça-feira, dia 4, a indicação de Juarez Quadros à presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como para o cargo de conselheiro da agência reguladora. Foram 49 votos favoráveis à Quadros, contra seis contrários e uma abstenção. Nesta mesma tarde ele também foi sabatinado e teve sua indicação aprovada por unanimidade na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Durante a Sabatina, Quadros defendeu uma restruturação da Anatel, para que "a ação regulatória se antecipe ao desenvolvimento tecnológico". Quadros afirmou que é importante a revisão do modelo de licitações da telefonia móvel para ampliar a cobertura no país e, também, citou o projeto de lei de revisão do modelo regulatório.


Juarez Quadros será nomeado preside e conselheiro da Anatel (Imagem: Anatel)

Juarez Quadros ainda enfatizou que a prioridade da agência deve ser o consumidor.  "Os indicadores da qualidade dos serviços devem refletir mais a percepção do consumidor", disse. Em relação à crise econômica da Oi, ele acredita que o tema deve ser tratado em uma esfera mais ampla de governo.

Quadros ainda ressaltou que o orçamento da Anatel é baixo em relação a demanda de trabalho. Espero não ter de dar mais atenção aos recursos do que a atividade final da Agência", pontuou.

Após a sua nomeação, Quadros deve ficar no cargo até 4 de novembro de 2018, completando o mandato do presidente anterior, João Rezende, que renunciou em 29 de agosto, alegando motivos pessoais.

Quem é Juarez Quadros?

Nascido em Belém, no dia 30 de janeiro de 1944, o paraense Juarez Martinho Quadros do Nascimento é o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quadros possui extenso currículo profissional. Formado em Engenharia Elétrica, na Escola de Engenharia Elétrica pertencente à Universidade do Pará, já atuou como professor na instituição de 1966 a 1973 e foi vice-diretor da mesma (1971 - 1973).  Foi Oficial da Polícia Militar do Pará, convidado pelo então Governador, Alacid Nunes.

 Na Telepará, o atual presidente da Anatel desempenhou atividades como Gerente do Distrito Metropolitano e Diretor de Operações. Na Teleacre foi Diretor Técnico-Operacional e Presidente. Quadros foi ainda Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Mercado, Diretor de Coordenação de Operações e assistente do vice-presidente

No último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), Quadros assumiu o cargo de Ministro das Comunicações, entre abril e dezembro de 2002. Ainda no ministério, foi secretário executivo e secretário de Fiscalização e Outorgas. Além desses cargos, ele foi presidente da Telebrás e conselheiro dos Correios, da Telejer, da Telesp e da Embratel.

Fonte: Anatel