Comissão aprova indicação de Juarez Quadros para presidir Anatel

Nome do ex-ministro de Comunicações agora aguarda aprovação do plenário do Senado. Se aceito, ele ocupará vaga deixada em aberto por João Rezende, em agosto deste ano.

Comissão aprova indicação de Juarez Quadros para presidir Anatel

Na tarde desta terça-feira, dia 4, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou a indicação do ex-ministro de Comunicações, Juarez Quadros, para o cargo de presidente e conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A indicação agora precisa ser aprovada também pelo plenário do Senado.


Juarez Quadros teve nome aprovado pela comissão do Senado para presidir Anatel (Imagem: Reprodução Internet)

Quadros recebeu 15 votos favoráveis a sua indicação e nenhum contrário. A votação foi secreta. Se tiver o nome aprovado pelo Senado, ele, que é formado em Engenharia Elétrica, ocupará a vaga deixada por João Rezende, que renunciou ao cargo em agosto, alegando motivos pessoais.

Na reunião da Comissão, o senador Jorge Viana afirmou que cuidará pessoalmente para que a indicação de Quadros seja votada o quanto antes pelo plenário da casa.

Entre abril e dezembro de 2002, Quadros foi ministro das Comunicações, no último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Ainda no ministério, foi secretário executivo e secretário de Fiscalização e Outorgas.

Conforme o relator da matéria, senador Flexa Ribeiro, disse em parecer sobre reunião realizada no dia 13 de setembro, em que o relatório sobre a indicação de Juarez Quadros foi entregue ao Senado, o indicado possui experiência profissional e formação técnica adequadas para o cargo.

Segundo Ribeiro, a indicação "foi feita em cima da preocupação de que os diretores, não só da Anatel, mas de todas as agências reguladoras, sejam escolhidos pela competência e conhecimento na área em que irão atuar, e não por indicação político-partidária". 

Veja também: Rezende deixa presidência da Anatel, mas reafirma que era da internet ilimitada acabou

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021
Celulares

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Nem sempre é fácil escolher o smartphone ideal, ainda mais com tantas opções no mercado. Mas e se começarmos eliminando os que não são uma boa opção? Confira 5 modelos que você deve evitar comprar!

Internet via rede elétrica pode chegar a velocidade de até 1Gb/s
Internet

Internet via rede elétrica pode chegar a velocidade de até 1Gb/s

Tecnologia já chegou a ser usada no Brasil, se for levada a diante pode incluir ainda mais a população a internet.

Ranking global de velocidade de internet mostra Brasil em baixa
Internet

Ranking global de velocidade de internet mostra Brasil em baixa

Brasil anda a passos lentos no que diz respeito a velocidade da internet. Cingapura aparece no topo do ranking.