Não, este artigo não é sobre como ganhar dinheiro fácil, sem precisar sair de casa, com um faturamento absurdo no final do mês, como vemos em alguns anúncios pela internet. Mas, o fato é, que é possível sim faturar alto com um negócio online, tendo a internet como suporte para o seu trabalho.

Seja com a criação de sites, blogs, lojas virtuais ou brechós online, tem muita gente deixando de investir em espaços físicos para seguir em um negócio na internet, espaço que cresce cada vez mais e traz ótimas oportunidades de mercado, com excelentes ganhos. Contudo, é preciso dizer que isto não é da noite para o dia. Para conseguir sucesso com um empreendimento online é necessário muito esforço, trabalho e dedicação, além de investir em algo que tenha futuro.


Negócios online tem grande perspectiva de crescimento no País. (Imagem: Reprodução Internet)

Se você tem vontade de iniciar um negócio online, mas não tem a mínima ideia de como ou por onde começar, este artigo deve lhe ajudar. Preste atenção em nossas dicas e comece um planejamento para tirar a ideia do papel, quem sabe ainda em 2016?

Busque uma área que você se identifique

Trabalhar com o que se gosta é a chave para se obter sucesso. Isto não serve apenas para internet, mas para o meio físico também. Quando se está feliz com o que se faz, o trabalho fica mais prazeroso, o que, com certeza, reflete em nosso produto. Por exemplo, se você gosta de moda e gosta de escrever, que tal iniciar um blog sobre moda? Por meio de uma página na web, as possibilidades de ganhos podem ser pelo sistema do Google AdSense, postagens patrocinadas, além da venda de anúncios publicitários.

Mas, se escrever não é muito a sua praia, mas você gosta do setor comercial, uma opção seria montar um e-commerce de moda e faturar com vendas em uma loja virtual.

Não se iluda

Embora pareça algo fácil, não é tão simples ganhar dinheiro na internet logo de cara. O mundo virtual não faz milagres, então, esta história de sair faturando rios de dinheiro, logo no comecinho e trabalhando pouco, é inverídica, salvo se você tiver muita sorte.

Assim como em qualquer outro ramo, o negócio exigirá dedicação e trabalho duro, além disso é de extrema importância ter conhecimento sobre a área que se está atuando e dominar as técnicas e ferramentas envolvidas no negócio.

Será necessário encarar a internet como um negócio sério e buscar sempre se capacitar e se atualizar. Caso contrário, dificilmente terá êxito. Por isso, antes de iniciar um negócio online, certifique-se que realmente está disposto a se dedicar seriamente a ele.

Busque capacitação

Como já dissemos, não há espaço para amadorismo na internet, quando se tem vontade de crescer. Procure se capacitar, torne-se um profissional. Para isso, participe de bons cursos e aprenda as técnicas e ferramentas envolvidas no negócio.

Embora não pareça, por trás de tudo o que se faz na Internet, existe sim muita técnica e ferramentas sofisticadas que podem ajudar a alavancar o seu negócio online.

Conheça todos os custos envolvidos

Antes de investir em qualquer negócio, é importante estar ciente dos custos envolvidos. É possível iniciar um empreendimento na internet com baixo custo, mas, ainda assim, pode ser necessário algum investimento financeiro, para que os resultados sejam satisfatórios.

Seja um site, blog ou loja virtual, é preciso investir na criação do site. Você mesmo pode fazer, ou então contratar um profissional, caso não domine as ferramentas necessárias. Lembre-se que seu site será seu cartão de visitas, logo, ele deve estar bem intuitivo para que as pessoas não desistam de navegar por ele. Fazer de "qualquer jeito" para economizar pode causar má impressão e afundar o "barco", antes mesmo de ele começar a "navegar".

Também será necessário investimento em capacitação e em marketing digital. É muito importante que o seu negócio seja bem visto. E para isso é necessário saber como divulgar sua empresa na internet.

Veja também:

Elabore um plano de ação

Nada de improviso. Antes de iniciar seu negócio online, elabore um plano de ação para orientar seus passos. Estabeleça metas e prazos, desta forma será possível avaliar constantemente a evolução do projeto e fazer as correções necessárias. Crie planilhas detalhadas de cada etapa do processo e investimentos feitos.

Cuide dos alicerces para que seu negócio evolua de forma segura. Se fazer as coisas correndo, na base do improviso, há uma grande chance de ser pego de surpresa e sem estar preparado para a situação, deixar o negócio desandar. Ao planejar o seu negócio, você poupa tempo, reduz riscos e economiza recursos.

Crie um diferencial competitivo

Ao iniciar um negócio na internet, tenha cuidado para não oferecer mais do mesmo, pois se existir milhares iguais a você, as chances de alavancar sua empresa no ramo online despencam.

Seja diferente, crie uma nova proposta que possa ser única e especial. Pense o que você pode oferecer de diferente, o que você procura neste ramo e não encontra. Assim, poderá investir em pontos que ainda não são bem explorados no negócio e a probabilidade de dar certo será muito maior.

É claro que não existe uma receita de bolo pronta sobre como ter sucesso em um negócio online, assim como em qualquer outro meio. Mas, com determinação, dedicação e um bom planejamento estratégico, as chances de conseguir que dê certo serão muito maiores. Se você tem um ideal e acredita nele, não deixe de lado. Pode até não dar certo. Mas, e se der?

Fonte: Mulheres Empreendedoras