O início de uma empresa é um momento muito delicado e para que uma ideia de negócio prospere de maneira crescente é preciso mais do que vontade e conhecimento. É preciso de estrutura! Muitos negócios, principalmente os que envolvem tecnologias digitais, geralmente não precisam de grandes estruturas para se desenvolver em curto prazo.

Porém, com o passar do tempo e as novas necessidades do negócio, um ambiente próprio se mostrará necessário. Vamos ver abaixo quais são esses momentos?

Quando sua empresa precisa de Coworking?
Quando sua empresa precisa de Coworking?

Quando a sua equipe cresce

O desenvolvimento de uma empresa também exige uma demanda maior de profissionais e com o tempo, essas pessoas precisam estar cada vez mais próximas para alinharem ideias e projetos.

Por mais que a tecnologia proporcione facilidades e dispense certos trabalhos, para que as ideias sejam executadas, as pessoas ainda são necessárias. Portanto, uma equipe entrosada e engajada é um dos motivos para que uma empresa invista em um espaço de coworking como um impulsionador para o negócio.

Quando as necessidades dos clientes aumentam

Com novas demandas, também surgem novos desafios e isso gera uma necessidade quase que obrigatória de expandir a estrutura da empresa. 

Assim como a necessidade de novos colaboradores, é provável que a empresa também precise de novos equipamentos, novas mobílias e também de um novo endereço. É aí que entra o coworking!

Quando não cabe mais o amadorismo

A ideia de uma startup e/ou de uma empresa é sempre crescer e atingir a sua missão no mercado. Porém, depois de um tempo, como já vimos, não há mais espaço para o amadorismo. O crescimento é um movimento quase que natural e as necessidades e demandas exigem que a empresa se mostre cada vez mais profissional no mercado. Você quer atender grandes clientes? Seja (ou ao menos aparente ser) grande!

Quando sua empresa precisa oferecer treinamentos constantes

Se a sua empresa ou startup oferece alguma solução específica onde é preciso ter contato direto com o cliente, aí não tem jeito mesmo. Um espaço físico se faz mais que necessário!

Por mais que a ideia de visitar o cliente seja mais interessante e usual, dependendo da sua demanda é mais viável ter um local específico para fornecer o treinamento, tendo em vista que a maioria das empresas-clientes não tem um espaço adequado para tais atividades.

Quando sua empresa precisa crescer rapidamente

A ideia e a vontade de quem cria uma startup em geral é de que o negócio se desenvolva no menor espaço de tempo possível. Embora isso seja difundido de forma errônea, saiba que é possível.

Ter uma estrutura adequada facilita o crescimento de uma empresa em todos os aspectos. Muito diferente de trabalhar em casa, um espaço de coworking proporciona conexões com outros profissionais e empresas, o que aumenta as chances de um negócio ter sucesso.

Conclusão

Sem dúvida que um ambiente estruturado ajuda no desenvolvimento de uma empresa ou startup, além das questões técnicas e estruturais o seu negócio ganha com o excelente network, muito comum nos escritórios compartilhados e ambientes de coworking.