Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, não ter que pegar aquele trânsito terrível e não ter que se preocupar com a roupa que vai vestir para trabalhar é uma maravilha. Este tipo de trabalho está em alta no Brasil. O Brasil já é o 3º país onde o trabalho remoto mais cresce em todo o mundo, só perdendo para a China e a Cingapura.

Home Office, ou Escritório em Casa, já é bem comum no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Tele trabalho, esse modelo de serviço, cresce cerca de 10% ao ano. O modelo traz muitos benefícios para a empresa e também para o profissional. Porém, para trabalhar num Home Office é preciso ter alguns cuidados e, muito, planejamento para ter algum sucesso.


Home Office

O contra do Home Office

Algumas pessoas acreditam que a nossa casa foi feita para inúmeras coisas, menos para trabalhar. Em um ponto, eles têm razão. Imagine: Se você trabalha o dia todo em um escritório, e sua casa é o único lugar que você tem para descansar e se divertir um pouco. Se você passar a trabalhar em casa, o seu único lugar para descansar pode virar um lugar chato. Assim, você passará suas preocupações e seu estresse para sua família.

Imagine, também, o quão ruim seria se seus filhos ficassem lhe pedindo para brincar com eles ou ajudar no dever enquanto você tem um trabalho importante para fazer. Sua esposa ou marido pode pensar que por você estar em casa o dia todo, estará disponível, e não é bem assim que a coisa acontece.

Suas atividades vão ficando acumuladas e você vai se desconcentrando, e passa a produzir menos, comparado a quando trabalhava no escritório. O Home Office, parece uma maravilha para alguns, mas para aquele que não sabem como "administrar" isso, o Home Office não funciona nada bem. Outro ponto, é que você perde o contato com os seus colegas, isso é bem desagradável para que não possui muitos amigos.

A favor do Home Office

Uma das primeiras ideias que vem na cabeça de quem quer trabalhar em casa é a flexibilidade de horário. Muitas vezes, escolher um horário fixo para se trabalhar é bem melhor, porém, não deixa de ser algo bom trabalhar somente quando você está inspirado e disposto a fazer algo. A verdadeira vantagem é a possibilidade de balancear os compromissos profissionais e pessoais, se você acha importante, por exemplo, levar os filhos à escola, você terá isso como um compromisso.

Em grandes metrópoles, como em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, você pode perder uma, duas ou até mais horas no trânsito apenas indo e voltando do trabalho. Se você trabalha em um Home Office, terá mais ou menos 3 horas a mais para trabalhar, considerando que você gaste 1 hora desde que você acorde até sair para o trabalho, e 2 horas no trânsito indo e voltando do escritório. Sem contar no estresse que a em congestionamentos.

Dicas para melhorar seu Home Office

Ambiente

Você tem, acima de tudo, pensar em como é o seu local de trabalho. Ele é iluminado? Arejado? É quente, frio ou tem uma temperatura boa? Seu Home Office deve ser muito confortável, um local onde você goste de ficar.

[galeria]42[/galeria]

Organização

Uma dica legal para organizar seu Home Office é: os instrumentos mais importantes para seu trabalho estão na sua frente, os demais ficam aos redores. Não "esconda" as ferramentas que você usa diariamente dentro de armários, nem desperdice o espaço que está em sua frente.

Home Office simples e organizado

Telecomunicações

Para se comunicar com seus clientes, fornecedores e parceiros é necessário um telefone. Talvez seja necessário usar alguns recursos como: e-mail, VoIP (Skype, por exemplo) ou chats na web. Você pode ter muitas e boas reuniões feitas pelo Skype, isso não te prejudica em nada.


Vídeo-chamado no Skype

Durma bem

Se você adotar o habito de dormir bem, você terá um rendimento maior. Acordar um pouco mais cedo é bem mais disposto, por você trabalhar em casa você pode pensar: "Estou em casa, não tenho que pegar o trânsito, posso dormir um pouco mais!". Esse pensamento pode atrapalhar bastante sua vida, acordando mais cedo você terá um tempo a mais para ganhar inspiração para iniciar sua jornada de serviço. Acordar e partir logo para frente do computador prejudicar sua vida a longo prazo; melhor é você tomar um café com paciência e ler um jornal ou o trechi de um bom livro para criar inspiração.

Alimentação

Já que você está em casa, aproveite para se alimentar bem. Tome um bom café da manhã e coma frutas. Sua saúde é necessária para um bom serviço, se alimentando melhor sua saúde também é beneficiada. Lembrando que quando estamos em casa, temos o costume de comer "porcarias".


Frutas

Gostou da ideia de trabalhar em Home Office? Então você certamente vai gostar de ler os depoimentos de pessoas que trabalhar assim, através deste artigo muito bacana e bem explicado por Nicolas Muller: Como diferenciar o Home do Office?

Foto/Capa: David Martyn Hunt / Flickr.