Para os que estão querendo seguir na área de TI, com foco web, uma dúvida que surge em relação ao desenvolvimento web é sobre a diferença que existe entre um Web Designer e um Web Developer, dois cargos que demandam por conhecimento em linguagens de programação. 

E, para esclarecer essas dúvidas, vamos explicar neste post quais são as atribuições do cargo de cada um destes profissionais.

Web Designer

O Web Designer é o profissional responsável pelo desenvolvimento de interfaces em aplicações web e web sites. Este profissional também fica encarregado pelo design gráfico, onde o leque é maior, isso porque abrange o desenho de layouts, mídia computadorizada e banners.

Ou seja, o Web Designer tem como propósito além de projetar também desenhar web sites, sistemas, aplicativos web e blogs. Um dos seus principais objetivos é tornar a interface gráfica de um site interativa com o usuário e para isso, precisa levar em consideração pontos cruciais como as emoções que este design pode despertar no usuário e quais serão as facilidades de uso do site.

we

Entre as capacidades que deve ter um Web Designer temos então, a produção de layouts para blogs e sites, produção de banners para divulgação na internet. Quanto as linguagens de programação, exige-se conhecimentos básicos pelo menos em HTML, PHP, ASP e CSS.

Photoshop, Illustrador, Corel Draw, Gimp e Fireworks são outras ferramentas utilizadas por um web designer, só que neste caso, a mais recomendada é aquela que o profissional tem mais conhecimento.

Desenvolvedor Web (Web Developer)

Já no caso do desenvolvedor web ou então Web Developer, temos duas subdivisões: o desenvolvedor Front-end e o desenvolvedor Back-end. Vale ressaltar aqui que os dois profissionais são considerados Desenvolvedor Web, mas vamos entender quais funções são executadas por cada um deles.

Desenvolvedor Web Front-end

O nome "front-end" quer dizer parte da frente, e por isso, este profissional tem como atribuição a programação da parte frontal da aplicação web. Neste caso, aqui entra a capacidade de transformar o design criado lá pelo Web Designer através de códigos em HTML e CSS, utilizando então o JavaScript para dar vida a essa página.

Para entendermos melhor, através do HTML são adicionados textos, títulos, imagens, vídeos, fontes e demais elementos. Já por intermédio do CSS, temos a adição de cores, efeitos, estilos e pequenas animações.

c

Agora, utilizando o JavaScript o desenvolvedor web front-end vai adicionar regras comportamentais, que neste caso, entra o comportamento da página, popups, sliders, validações e demais.

Entretanto, além de ter habilidade com HTML, CSS e javaScript, atualmente, o mercado para Desenvolvedor Web Front-End já exige que estes profissionais estejam familiarizados com frameworks, promovendo assim, a união de códigos em comum de diversos projetos de software, onde aqui, o objetivo é promover uma funcionalidade genérica, o que agiliza o trabalho dos profissionais em questão.

Desenvolvedor Web Back-end

Neste caso, o Desenvolvedor Web Back-end fica responsável pelo lado de trás da aplicação. Aqui, entre as atribuições temos o processamento de dados, a comunicação da aplicação com o Banco de Dados, servidores e demais validações.

Um desenvolvedor web Back-end precisa ter conhecimentos nas seguintes linguagens de programação: PHP, Java, C#, C, C++, Ruby e Python. Porém, o mais valioso aqui não é a linguagem de programação em questão, mas sim, a capacidade que o profissional tem de interpretar algoritmos, assim como os conhecimentos que possui sobre programação orientada a objetos, sobre a lógica que envolve a programação, além de saber como funcionada o banco de dados e servidores.

c

Ficam a cargo de responsabilidade do profissional desenvolvedor web back-end funcionalidades como de e-commerce, por exemplo, quando seus dados são registrados no banco de dados, login em um sistema, transações online de pagamentos onde os dados são criptografados, entre outras.

Conclusão

Ficou claro para você que o trabalho destes profissionais são sequenciais? Isso mesmo, como explicado acima em cada tópico, o profissional Web Designer projeta algo que posteriormente ganha vida quando chega até o web developer front-end. Em seguida, o web developer back-end se encarrega do processamento de dados, da comunicação da aplicação com o Banco de Dados e servidores.

Neste sentido, podemos perceber também que cada cargo tem suas características predominantes, o que os difere. Porém, para os três profissionais, tanto o web designer, como o desenvolvedor front-end e o back-end, a exigência em comum diz respeito as linguagens de programação, onde um cargo exige conhecimento mais básico até o outro que exige níveis mais elevados.