E ontem o Oficina da Net fez-se presente no evento da PUC-RS que trouxe 2 astros do mundo da tecnologia para falar um pouquinho do que melhor sabem e das suas experiências de vida: Neil Patel, o guru do marketing digital, e, Steve Wozniak, cofundador da Apple Computers.

Neil Patel

O primeiro a falar foi o marqueteiro inglês Neil Patel, que contou seus cases de sucesso e como ele transformou simples mães blogueiras que faziam mil acessos por mês e alguns poucos dólares de rendimento em sucesso com mais de 100 mil acessos e um igual crescimento nos ganhos.

Além de contar sobre suas experiências bem-sucedidas ele deu dicas valiosas para quem trabalha com venda, promoção e criação de conteúdo online (grande parte das amis de mil pessoas que estava no evento). Quer saber algumas dessas dicas? Lá vai:

Sobre as descrições

  • Números e expressões de negação tendem a aumentar a taxa de cliques
  • Máximo de 65 caracteres para ajudar nas buscas do Google
  • Tem de estar totalmente de acordo com o teor do texto
  • 6 palavras é um bom número para um headline de respeito. Dê preferência para palavras de efeito e adjetivos
  • Evite frases e palavras com vários sentidos

Sobre o texto

  • Faça artigos com no mínimo 2200 palavras
  • Use de 3 a 5 subtítulos através do post
  • Não esqueça da conclusão
  • Use e abuse de infográficos. Faça com que eles sejam bonitos e deixem informações complicadas de um modo de fácil entendimento
  • Fale com seu leitor. Faça perguntas, escreva como se estivesse conversando com ele

Segundo Patel o Brasil é um mercado gigantesco para os criadores de conteúdo, blogueiros, redatores e até mesmo vendedores, exclusivamente, online e fazer dinheiro sem sair de casa é mais fácil do que as pessoas imaginam.

Ele deu ainda uma última dica que disse ser a mais importante: Invista e crie seu negócio em momento de crise e recessão, pois quando as coisas melhorarem e todos resolverem dar o pontapé inicial no seu negócio você já será conhecido no mercado e terá seu público cativo.

Neil Patel é um dos maiores nomes em promoção de conteúdo na internet
Neil Patel é um dos maiores nomes em promoção de conteúdo na internet

Steve Wozniak

Impossível chamar um fundador da Apple, que conviveu com Steve Jobs por anos a fio e não falar de Apple e Steve Jobs, por mais que o assunto pré-definido fosse bem mais amplo do que esse.

O Poderoso Woz, como é chamado no Vale do Silício, era o mais aguardado da noite, sem dúvidas. Muito aplaudido ele fez uma introdução sobre seu amor por tecnologia e como a música teve um papel fundamental na relação dele e do outro Steve.

A partir de então perguntas pré-aprovadas pela sua equipe feitas pelo público foram respondias por ele. O assunto, claro, Jobs, Apple e até Microsoft, Amazon, Tim Cook, entre outros temas pertinentes. Rolou até uma brincadeira com iPhone 8, que Woz estaria carregando, mas não podia mostrar, senão ia ter que matar as testemunhas.

Steve Wozniak, um dos cofundadores da Apple Computers
Steve Wozniak, um dos cofundadores da Apple Computers

Um dos pontos mais engraçados de sua apresentação foi quando ele explicou o porquê de seus cartões profissionais serem de metal e não de papel: "Depois do 11 de Setembro os talheres dos aviões são exclusivamente de plástico, e eles não cortam a carne. Então fiz estes de metal para cortar minha janta. Nunca ninguém do aeroporto desconfiou".

Não pode faltar, também, é claro, um depoimento emocionado sobre Steve Jobs:

Eu conheci 3 Steve Jobs: o Steve Jobs 0 foi antes de fundarmos a Apple, quando brincávamos e pregávamos peças. Íamos juntos a todos os lugares, candidatávamos para empregos chiques. Conheci outro Steve Jobs [o Jobs 1], fundador de uma empresa de milhões de dólares, que buscava o desenvolvimento de novos hardwares e software; que fez todo o esforço possível para convencer o mundo a usar um produto Apple; e o Steve Jobs que criou este estilo de vida que nós temos que viver, e eu adoro.

E aí, quem você gostaria de escutar uma fala? Wozniak? Elon Musk? Deixe um comentário para nós.

Os jornalistas foram convidados pela PUC, veja mais coberturas de eventos.