O Orkut foi a primeira rede social a fazer sucesso. Embora tenha sido desativado pelo Google há, exatos, dois anos, ele serviu como escola para os sites de relacionamento que o sucederam. No dia 30 de setembro de 2014 a rede social do Google foi oficialmente desativada, mas deixou saudades em muita gente, principalmente em virtude das comunidades.

Mais que um grupo em uma rede social, as comunidades uniam os internautas que se interessavam pelo mesmo tema ou que tinham os mesmos pensamentos. Sabe aquela sua mania boba, que você acha que só você possui? Pois é, no Orkut elas viravam comunidades e ao invés de se sentir estranhas pelo costume, as pessoas sentiam-se especiais, parte de algo maior. Um exemplo foi a comunidade "Eu odeio acordar cedo" que reuniu mais de 6 milhões de membros, unidos por um sentimento quase que universal. #tamojunto.


Orkut foi desativado em setembro de 2014 (Imagem: Reprodução Internet)

As comunidades eram pontos de encontro onde podia-se iniciar discussões sobre qualquer assunto ao criar um fórum, conhecer pessoas novas, trocar experiências ou rir de coisas banais. Das coisas mais óbvias as mais bizarras. Tudo podia virar assunto de uma comunidade. Neste aniversário de dois anos sem o Orkut, relembre 10 comunidades que fizeram sucesso. Duvido que você não tenha feito parte, ao menos, de uma delas.  Aproveite e veja também: 12 curiosidades sobre o Orkut

Eu tenho medo do PLANTÃO

Tan tan tan tan tan tan tan tan... Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu um frio na barriga ao ouvir esta música, enquanto a programação que estava assistindo na Globo foi interrompida para anunciar o plantão. No geral, as notícias nunca são boas, por isso o sentimento de pavor.

Deus me disse: Desce e arrasa

A frase à la Valesca Popozuda virou febre nos anos do Orkut. A comunidade, para os bem resolvidos de plantão, reuniu mais de 3 milhões de membros. Traduzindo para os dias de hoje a página poderia muito bem se chamar "eu sou a diva que você quer copiar".

Eu odeio acordar cedo

Uma das comunidades mais populares do Orkut. É difícil ouvir alguém que diga que gosta de sair da cama quentinha, no melhor do sono, cedo da manhã. Aproveitando este sentimento comum entre muitas pessoas, um usuário do Orkut teve a brilhante ideia de criar uma comunidade para reunir os dorminhocos em um único lugar. E para ilustrar a página, nada melhor que o gato mais preguiçoso da história: o Garfild.

Te incomodo? Que peeena!!!

Comunidade para reafirmar o sentimento de "não devo nada a ninguém" e mandar a inveja para bem longe. Nos dias de hoje, ela poderia muito bem se encaixar naquelas postagens de "não gosta de mim? Morre que passa", vistas com frequência em certas redes sociais. Contudo, o recado era passado de forma mais sútil.

Sou legal, ñ tô te dando mole

O termo friendzone ainda nem existia, mas a comunidade já passava o recado: não é porque eu sou legal com você que tenho segundas intenções. A página contou com mais de um milhão de membros. Quanta gente que só queria ser simpática, né?

Veja também:

Eu amo minha mãe

Uma das comunidades mais fofas do Orkut. Afinal, mãe merece todas as homenagens do mundo, não é mesmo? A página também era uma das mais populares da rede social, passando a marca dos 4 milhões de membros

Eu amo meu pai

Não podemos nos esquecer dos pais! Para demonstrar o carinho e gratidão por eles, muitos usuários se uniram na comunidade, que contava com mais de 2 milhões de membros.

Queria sorvete, mas era feijão

Entre as decepções da vida, eis que surge o feijão no pote de sorvete. Esta é uma daquelas comunidades com assunto que você achava que acontecia só com você e aí, ""...de repente percebe que mais uma porção de pessoas sofriam com o mesmo problema.

Eu abro a geladeira para pensar

Preciso confessar que esta comunidade eu escolhi muito influenciada por eu mesma. Sabe quando disse que as comunidades serviam para as pessoas encontrarem outras pessoas que possuem as mesmas manias que elas? Ainda lembro a felicidade que senti ao me deparar com a página. Só parei com a mania depois de crescer e ver que a energia elétrica é algo muito caro para sustentar os meus momentos de Confúncio.

Não fui eu, foi meu eu lírico

Colocar a culpa na poesia, eis aí uma grande ideia para se safar das confusões. Se você se envolvesse em alguma enrascada, era só colocar a culpa no seu eu lírico e pronto! Problema resolvido. SQN.


Esta lista poderia ser muito maior, afinal, muitas comunidades mereciam estar aqui, pois sem dúvidas deixaram saudades. E você, tem alguma que sente mais falta ou que acredita ser clássica? Conte para gente nos comentários!