Neste 30 de setembro, completam-se dois anos desde que o Orkut deu seu "último suspiro". Foi no último dia de setembro de 2014 que a rede social foi oficialmente desativada pelo Google. Na época, o site ainda era uma criança, com 10 aninhos. Hoje, se estivesse em funcionamento, o Orkut já seria um pré-adolescente, com 12 anos.


Orkut foi desativado em 2014 (Imagem: Pond5)

 O Orkut foi a primeira rede social a fazer sucesso. Mas, com o passar do tempo, sua popularidade diminuiu e ele perdeu espaço para outras redes como Facebook, Instagram e Twitter. Ainda que esquecido, a notícia de que seria desativado pelo Google deixou muita gente desapontada, afinal, mesmo que ele não fosse mais usado, ele ainda "estava lá", para quando batesse aquela saudade do depoimento de um amigo querido ou dos scraps divertidos. E quem aí não lembra do "Leio, respondo e apago"?


Scraps animados eram sucesso no Orkut (Imagem: Reprodução Internet)

Para marcar a passagem dos dois anos sem o Orkut, a redação do Oficina da Net reuniu 12 curiosidades sobre a rede social do Google. Confira.

Rede Exclusiva

No início do Orkut, só podia fazer parte dele quem recebesse um convite de alguém já cadastrado na rede social. Após, cada usuário podia chamar até 10 amigos. Com isso o site ganhou fama de exclusivo e despertou a curiosidade dos internautas.

Orkut já tinha Match

Antes mesmo do Tinder sonhar em existir, o Orkut já possuía uma função que ajudava a unir casais. No perfil de cada usuário estava disponível o recurso Crush List, no qual qualquer usuário podia clicar para demonstrar que estava interessado no dono da página. Se este retornasse o gesto, o Orkut enviava uma mensagem para os dois e confirmava o interesse mútuo.

Facebook x Orkut

A primeira "bicada" entre o Facebook e o Orkut aconteceu em 2009, quando a equipe de Mark Zuckerberg resolveu ensinar seus usuários como encontrar no Facebook amigos do Orkut, para estimular a migração. Para barrar o esquema, o Google mudou suas políticas de exportação de dados.

A união faz a força

Em junho de 2010 a marca de brinquedos Estrela identificou uma comunidade que homenageava o Ferrorama, um trem de brinquedo que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80. A fabricante então propôs um desafio aos membros da página: se conseguissem levar o trem para a Espanha e deixá-lo percorrer 20 quilômetros com a ajuda de 110 metros de trilhos, o produto voltaria às lojas. O desafio foi cumprido e o produto voltou a ser comercializado.

Veja também:

Aniversários animados

O Google costumava comemorar os aniversários do Orkut com posts divertidos. Mas, conforme o site foi perdendo a fama, a tradição foi esquecida. A última postagem foi em 2012 - sendo que nos dois últimos anos de vida do Orkut, a data foi ignorada pela equipe do Google.

E quem gosta?

Em 2009 a maior comunidade do Orkut era "Eu odeio acordar cedo", que possuía mais de 6 milhões de membros. Em julho daquele ano, seu criador, João Paulo Mascarenhas, a vendeu por um valor estimado entre R$ 3 mil a R$ 5 mil.


Comunidade foi uma das mais populares do Orkut (Imagem: Reprodução Internet)

Orkut de Ouro

Em 2010, inspirado por brincadeiras americanas sobre o Facebook Gold, um estudante inventou o lançamento do Orkut de Ouro. O problema é que a piada saiu do controle e usuários passaram a mandar seus dados em troca da versão diferenciada da rede social. Criminosos, é claro, resolveram se aproveitar do boato para aplicar golpes.


Orkut de Ouro era falso (Imagem: Reprodução Internet)

Brasil, rei do Orkut

Em 2007 o Brasil era o país com mais usuários em todo o planeta no Orkut - 70% do total de usuários da rede. Foi justamente por causa da nação verde e amarelo que o Orkut ultrapassou, em número de usuários, o MySpace, na época, a maior rede social em atividade.

Orkut passa a ser operado no Brasil

Devido à grande quantidade de brasileiros no Orkut, aliado ao crescimento de assuntos legais, em agosto de 2008 o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil, pelo Google Brasil. A sede era na Califórnia.

Berço da Linha do Tempo

Nos primórdios das redes socais, os posts, conteúdo produzido pelos próprios usuários e que são a alma de qualquer rede social, eram bem desorganizados, dificultando o seu acesso. Em 2007, o Orkut permitiu aos seus usuários acompanharem as postagens de seus amigos direto na tela principal de seus perfis. Surgia aí o que hoje conhecemos como Linha do Tempo, a forma mais usada na atualidade pelas redes sociais para entregar conteúdo.

Origem do nome

O nome da rede social foi inspirado no seu criador, o turco Orkut Büyükköklen. O Orkut foi criado em 2002 como um projeto independente e em 2007 foi comprado pelo Google, onde Büyükköklen trabalhou como gerente de produtos. Recentemente, o Sr. Orkut lançou a hello, rede social inspirada no Orkut.

Pirataria

Em 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, foi desativada, após diversas ações judiciais envolvendo questões de direitos autorais. Isto porque por meio da página, usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento.

E aí, conseguiu relembrar um pouquinho os tempos do Orkut? Do que você sente mais falta da rede social? Conte para gente nos comentários!