Mais de 30 pessoas morreram asfixiadas ou pelo calor dentro de veículos nos Estados Unidos este ano, segundo o governo americano, pensando neste sério problema a Tesla desenvolveu uma tecnologia na atualização da versão 8.0 do software do veículo para evitar que crianças e animais de estimação morram dentro do carro.

A notícia por si só, já é interessante, sabemos a desgraça que é ver casos como estes acontecerem, não só lá fora, mas aqui no Brasil também, e acontece bastante. Eu sei que nada justifica o acontecido, um filho ou até mesmo um pet, é vida e jamais deve ser colocada em risco. Mas como os casos são frequentes, a tecnologia está aí para melhorar as nossas vidas e evitar que esqueçamos as coisas, a Tesla criou este novo update no software.

Eles chamam de "Cabin Overheat Protection", que na tradução literal é "Proteção contra superaquecimento da cabine" e foi especificamente desenvolvida para proteger crianças e pets. Ele funciona da seguinte maneira: o sistema ativa automaticamente os ventiladores e ar condicionado para manter o ambiente interno do carro abaixo dos 40ºC e trazer ar fresco e novo para dentro do veículo. Teoricamente com a bateria carregada totalmente, poderia manter o sistema em funcionamento por cerca de 1 ano, afirma a montadora. Mas o sistema foi programado para manter apenas 12 horas esta função em atividade depois do motorista sair do carro.

Sabemos que 40ºC, não é nada confortável, a menos que se esteja numa praia, e sem líquidos para repor no corpo, a pessoa facilmente pode passar mal por desidratação. A Tesla afirma que esta é uma medida paliativa, que passará por modificações para melhorar ainda mais a nova função. O CEO Elon Musk publicou ontem em seu twitter:

Por mais que pareça ser a primeira versão da função, já é um grande alívio saber que algumas pessoas poderão ter isto em seus carros. Principalmente pelo fato de outras companhias e montadoras olharem com bons olhos e aplicar a novidade em seus veículos.

Como mencionado antes, é a tecnologia trabalhando para resolver nossos problemas e notícias como estas devem sempre ser divulgadas. Comente abaixo o que achou da novidade.