Somente no primeiro semestre do ano, o Uber registrou perda de pelo menos 1,27 bilhão de dólares, disse a agência de notícias Bloomberg. O serviço, por não ter ações listadas em bolsa, não é obrigado a fornecer os seus números, porém, mesmo assim, através de teleconferência falou sobre seu desempenho.


O Uber já está presente em vários locais do mundo. No Brasil, o aplicativo de caronas causou muito desconforto entre os taxistas. Eles não aceitavam que o serviço permanecesse no país, sendo que várias reivindicações foram feitas.

A receita líquida da companhia, do primeiro trimestre de 2016 para o segundo, foi de 960 milhões de dólares para 1,2 bilhão de dólares. Com isso, um salto de 18% no volume de negócios.

O resultado, no entanto, vem antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), que é usado para medir a geração operacional de caixa da empresa durante o período, acabou ficando negativo em 750 milhões de dólares no segundo trimestre do ano. Já o de janeiro a março, o indicador mostrou perda de 520 milhões de dólares.

A razão principal para as perdas está associada aos subsídios que a companhia fornece aos seus motoristas no mundo, disseram fontes da Bloomberg. O Uber, por sua vez, preferiu não comentar o assunto.

O Uber, de acordo com a Agência de notícias, disse através da teleconferência que alterou a forma como o UberPool é contabilizada na receita da empresa no segundo trimestre. O UberPool á a ferramenta mais barata de carona compartilhada.