Nada como poder ouvir suas músicas preferidas enquanto está focado fazendo seu trabalho, certo? Ou que tal descobrir novos artistas e novos sucessos relacionados especificamente com o estilo de música que você curte? Certamente você já deve ter ouvido falar do Spotify e de outros serviços de streaming. Mas hoje vamos explorar as principais funções e ferramentas que o Spotify tem para oferecer a seus usuários.

O que é Spotify?

Caso você não conheça, o Spotify nada mais é que um player de músicas via streaming, ou seja, o usuário encontra artistas, bandas e até outros usuários. Pode encontrar também facilmente as músicas perfeitas para cada momento do seu dia. O Spotify possui um catálogo com milhões de faixas musicais. Também dá para navegar por sentimentos, seguir e acompanhar artistas/celebridades.

Hoje o Spotify tem mais de 100 milhões de usuários ativos, mesmo concorrendo com oponentes de peso, como Apple Music, Deezer, entre outros. Siga a seção do Spotify aqui no Oficina da Net para receber novas postagens relacionadas.

Onde encontrar o Spotify?

Basta acessar o site spotify.com/br para conhecer melhor as vantagens do software. No navegador, então, basta acessar e procurar pelo botão Baixar.

É necessário fazer um cadastro com informações de e-mail, senha, nome de usuário; necessário também concordar com os termos e condições do Spotify, além da política de privacidade. Você também pode fazer o cadastro via Facebook.

Mobile

O Spotify está disponível em todas as plataformas possíveis. Você pode ouvir suas músicas preferidas no computador, smartphone, tablet, carro, TV, Android Wear a até no Playstation.

 
 

Também é possível ouvir o Spotify diretamente pelo navegador, acessando o play.spotify.

Premium

Tudo que é de graça tem um preço! A frase está correta, fique tranquilo. Ocorre que o spotify possui pelo menos três opções de conta: a free - que mescla a playlist de músicas com propagandas e informes publicitários; a Premium - que dá a liberdade ao usuário de fazer download de músicas para ouvir off-line, é totalmente livre de publicidades e possui ainda algumas configurações e vantagens que a conta free não tem; e o mais recente plano Familiar, que permite que os usuários mantenham uma conta com até cinco perfis independentes por um valor pouco maior que a versão premium convencional individual.

Instalado. E agora?

Ao acessar seu spotify, logo você cai na aba Navegar. Ali dá para ver as playlists populares no Brasil, escolher Gêneros e momentos, Paradas mundiais e nacionais, Lançamentos e Descobrir.

Você também pode fazer uma busca por artista, música ou usuário. Se for uma música, o sistema consegue apresentar dezenas de conteúdos relacionados ao título pesquisado. Na página de um artista, dá para ouvir as músicas, seguir o artista, compartilhar a página dele e muito mais.

Playlists

Uma das grandes experiências com o Spotify é a possibilidade de criar diversas playlists com as músicas que preferir. Basta encontrar a música desejada e arrastar para dentro de sua playlist.

Perfil

Dentro de seu perfil no Spotify, é possível ver os artistas que você ouviu recentemente, seguir e ser seguido por outros usuários. O Facebook ajuda muito nesta hora de ver o que seus amigos estão ouvindo, além de poder compartilhar com eles álbuns e músicas.

Configurações básicas

Já nas configurações, o usuário pode definir algumas opçãos que facilitam e melhoram sua experiência com o Spotify, como a qualidade das músicas (disponível apenas para usuários Premium), conexão com outros dispositivos simultaneamente, Conectar ao Facebook, exibição de arquivos locais, notícias sobre lançamentos e o feed de seus amigos.

Já nas configurações avançadas você encontra opções para fazer a transição entre as faixas, definir o mesmo volume para todas as músicas e até ativar a aceleração de hardware.

Bate-papo?

O spotify tem ainda uma "sala" de bate-papo interna para que você, não só envie dicas de músicas para ouvir, como mantenha uma boa conversa sobre qualquer assunto sem sair do programa. Legal, não é?


Agora você já sabe navegar pelas opções e ferramentas que o Spotify oferece. Um abraço.