Se você é uma daquelas pessoas que tira milhares de fotos para postar apenas uma ou duas na rede social e ainda assim fica em dúvida se a imagem era digna de ser publicada ou não, seus problemas acabaram. Chegou ao mercado de aplicativos o Post or Not, um app dedicado a avaliação de fotos, antes mesmo das mesmas serem postadas.

O objetivo do app, que está disponível de forma gratuita na versão beta, para os Sistemas Operacionais Android e iOS, é auxiliar as pessoas que costumam ficar em dúvida na hora de postar uma foto na rede social, além de ajudar a economizar a memória do smartphone, impedindo que centenas de fotos fiquem armazenadas no dispositivo, sem necessidade.

A ideia de criar o aplicativo surgiu de uma viagem. Quando passeava por Los Angeles, acompanhado de sua esposa, o desenvolvedor do app percebeu que as pessoas tiravam fotos e perguntavam umas às outras, qual delas elas deveriam postar no Facebook ou no Instagram. Desta forma ele também percebeu que nem sempre as respostas eram satisfatórias e as pessoas acabavam desperdiçando espaço da memória dos telefones, com imagens que ficavam no limbo entre serem ou não postadas.

Foi aí que ele decidiu criar um app que, com base em comentários anônimos, dissesse às pessoas se elas deveriam publicar suas imagens ou não.

Veja também:

Como funciona:

Após tirar a foto, o usuário deve submetê-la ao app. Lá, outros usuários podem classificá-la de duas maneiras: uma carinha feliz (para quando gostam da imagem) e triste (para quando não gostam). O desenvolvedor garante que as imagens estarão seguras e não serão vistas por nenhum dos amigos ou conhecidos do usuário. Além disto, ninguém conseguirá baixar a imagem.

Após visualizar as reações, caberá ao usuário decidir se irá publicá-la ou não. Quanto mais carinhas felizes, maior a probabilidade de você arrasar nas curtidas do Facebook e Instagram. Outra vantagem do app é que é possível vincular todas as contas de mídias sociais ao aplicativo. Desta forma, nenhuma foto será publicada antes da análise prévia. Segundo o desenvolvedor, todo o processo é realizado de forma bem rápida.