Um novo vírus está se alastrando entre os aparelhos Android. O alerta é da empresa de softwares de cibersegurança Check Point, que afirma que ao menos 10 milhões de dispositivos Android estão infectados com o malware denominado HummingBag. O vírus foi descoberto ainda em fevereiro e possui a capacidade de explorar as diversas vulnerabilidades dos aparelhos e assumir o seu controle.

O HummingBad tem como função, após ser instalado no dispositivo, fazer downloads de aplicativos e ainda clicar em anúncios. A ação estaria gerando cerca de 300 mil dólares por mês.

A Check Point explica que por trás do malware há uma equipe de desenvolvedores da Yingmob, uma agência milionária de análise de publicidade de Beijing. Assim, além de arrecadarem dinheiro com a publicidade, eles também vendem o acesso aos dispositivos e comercializam informações que constam neles.

A maioria das vítimas está concentrada na China e na Índia, com 1,6 milhão e 1,35 milhão de afetados, respectivamente. Porém, o Brasil não está de fora, e aparece na sexta colocação, com um total de 366.566 casos.

O Google afirmou que já está ciente do malware e que "está melhorando constantemente seu sistema para que ele seja capaz de detectá-lo". Ainda não há um teste específico para saber se o seu aparelho foi infectado com o vírus. Porém, fique atento nos seus aplicativos e veja se há algum que não tenha baixado.

A dica para se prevenir, de acordo com os especialistas, é sempre observar que tipo de permissões um aplicativo solicita antes de ser baixado. Desconfie caso peça acesso a funções que não estejam de acordo com o propósito. Por fim, utilize um antivírus de marca renomada, e que seja constantemente atualizado.

Caso você tenha desconfiança que o seu aparelho esteja infectado, o melhor é realizar uma cópia segura de todos os seus dados. Em seguida, configurar todo o aparelho, diz a CheckPoint.

Não esqueça de tomar os devidos cuidados com seu smartphone. Aqui você encontra algumas dicas.