Vírus chinês já atacou 10 milhões de aparelhos Android no mundo

A Check Point explica que por trás do malware há uma equipe de desenvolvedores da Yingmob, uma agência milionária de análise de publicidade de Beijing.

Vírus chinês já atacou 10 milhões de aparelhos Android no mundo

Um novo vírus está se alastrando entre os aparelhos Android. O alerta é da empresa de softwares de cibersegurança Check Point, que afirma que ao menos 10 milhões de dispositivos Android estão infectados com o malware denominado HummingBag. O vírus foi descoberto ainda em fevereiro e possui a capacidade de explorar as diversas vulnerabilidades dos aparelhos e assumir o seu controle.

O HummingBad tem como função, após ser instalado no dispositivo, fazer downloads de aplicativos e ainda clicar em anúncios. A ação estaria gerando cerca de 300 mil dólares por mês.

A Check Point explica que por trás do malware há uma equipe de desenvolvedores da Yingmob, uma agência milionária de análise de publicidade de Beijing. Assim, além de arrecadarem dinheiro com a publicidade, eles também vendem o acesso aos dispositivos e comercializam informações que constam neles.

A maioria das vítimas está concentrada na China e na Índia, com 1,6 milhão e 1,35 milhão de afetados, respectivamente. Porém, o Brasil não está de fora, e aparece na sexta colocação, com um total de 366.566 casos.

O Google afirmou que já está ciente do malware e que "está melhorando constantemente seu sistema para que ele seja capaz de detectá-lo". Ainda não há um teste específico para saber se o seu aparelho foi infectado com o vírus. Porém, fique atento nos seus aplicativos e veja se há algum que não tenha baixado.

A dica para se prevenir, de acordo com os especialistas, é sempre observar que tipo de permissões um aplicativo solicita antes de ser baixado. Desconfie caso peça acesso a funções que não estejam de acordo com o propósito. Por fim, utilize um antivírus de marca renomada, e que seja constantemente atualizado.

Caso você tenha desconfiança que o seu aparelho esteja infectado, o melhor é realizar uma cópia segura de todos os seus dados. Em seguida, configurar todo o aparelho, diz a CheckPoint.

Não esqueça de tomar os devidos cuidados com seu smartphone. Aqui você encontra algumas dicas.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?
Celulares

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?

Testamos o Moto G50 5G por alguns dias e aqui você confere os pontos positivos e negativos deste intermediário de entrada com preço bem interessante, desempenho aceitável e bateria sensacional.

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2021
Aplicativos

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2021

Desde a venda do WhatsApp para o Facebook, o aplicativo vem perdendo cada vez mais a privacidade. Confira as melhores alternativas do WhatsApp se você quer segurança em suas conversas.

Uber testa novas medidas de segurança e poderá gravar corridas através da câmera do celular
Aplicativos

Uber testa novas medidas de segurança e poderá gravar corridas através da câmera do celular

A Uber anunciou que está testando novas ferramentas de segurança durante às corridas com o aplicativo, desta vez permitindo que a plataforma grave todo o trajeto. Saiba mais.