Muitos usuários ponderam várias vezes antes de formatar seu computador, e isso não está errado, afinal, a formatação nem sempre é necessária. Mas como saber quando realmente é necessário formatar o PC Windows? Existem alguns fatores que torna o processo necessário, enquanto em outros casos, bastam alguns procedimentos para resolver os problemas da máquina.

Basicamente, formatar um computador é remover todo o conteúdo que está nele e deixá-lo pronto para uso. A formatação da unidade prepara o meio de armazenamento para gravar novas informações, e isso envolve principalmente o estabelecimento de um sistema de arquivos em branco para novos dados que serão gravados posteriormente.

A formatação do disco aonde está instalado o Windows pode ser facilmente feita por um usuário com conhecimentos básicos de comandos do DOS, ou qualquer um com um disco do sistema operacional.

No entanto, a formatação exclui todos os dados presentes no computador, e o deixá em branco, o que significa que todos os softwares e aplicativos que foram instalados serão removidos, e o sistema de armazenamento construído novamente.

Portanto, é importante ter uma boa razão antes de pensar nessa opção, então aqui estão as principais razões que devem levar à formatação.

Coisas que você vai precisar antes de formatar um computador:

Você precisará fazer backup dos arquivos do seu computador. Esta pode ser a parte mais difícil de formatar seu computador porque se você esquecer algo importante pode ser um desastre.

Você precisará dos discos originais do sistema. Isso incluirá um disco de drivers e o disco do sistema operacional Windows.

5 casos em que é melhor formatar seu computador Windows

1. Seu computador não inicializa

Caso o Windows não esteja inicializando devido a erros de registro, em vez de tentar reparar, às vezes é mais fácil de formatar. É melhor tentar a opção de reparo de disco primeiramente, mas reparo técnico mais profundo raramente vale a pena. O registro do Windows é um componente muito importante de um computador, pois contém todas as opções de configuração do sistema operacional. O registro também inclui configurações para componentes de nível inferior e também os aplicativos que estão trabalhando nessa plataforma.

Seu computador pode não estar iniciando devido a um vírus ou algumas outras alterações na configuração. Nestas circunstâncias, o computador reinicia ao abrir a tela do Windows ou até mesmo se recusa a sair da tela dos DOS. Nesses casos, formatar o computador é a única maneira de fazê-lo funcionar novamente.

A formatação do sistema remove todos os arquivos e erros, e restaura o computador a um estado de fábrica. Se seu computador tenha uma tela preta e não comece. Às vezes, sua única opção é formatar.

2. Disco rígido cheio

Se o seu computador está esgotado de espaço interno, você não consegue mais adicionar arquivos e outros programas. Você pode manualmente remover arquivos, bem como desinstalar programas indesejados, mas a formatação é uma boa ideia neste caso porque a maior parte do espaço ocupado em seus disco pode ser arquivos que você nem conhece.

A formatação do computador vai excluir esses arquivos, e também economiza tempo, em cerca de 45 minutos o que você faz com o processo. Mas antes, aconselho você a localizar na sua máquina os arquivos importantes e salve-os em um pendrive ou disco externo.

3. Vírus

Como falamos anteriormente, um dos problemas que pode fazer com que seu computador não se inicialize são os vírus. Mas para além disso, um vírus na sua máquina pode causar outros problemas, como dificuldade em abrir arquivos ou em usar o sistema corretamente.

Quando a máquina está infectada, você pode notar que ela está menos eficiente, e isso acontece porque o vírus demanda muito da sua CPU, o que poderia tornar as outras aplicações muito mais difíceis de trabalhar.

A formatação é a única opção que é vista para funcionar nestas circunstâncias, pois elimina todos os dados no computador que incluem os vírus e os arquivos que foram corrompidos.

Às vezes é mais fácil formatar seu computador e tentar encontrar uma solução. Corrigir um erro às vezes pode levar um dia inteiro, quando a formatação pode levar apenas uma hora.

4. Atualização do sistema

Atualizar o sistema operacional é uma das principais razões pelas quais as pessoas resolvem formatar o computador. Você pode comprar uma versão de atualização do sistema operacional Windows, ou talvez comprar um sistema operacional totalmente novo e melhorado, como o Windows 11.

5. Lentidão da máquina

Se o sistema está funcionando com lentidão, e você não consegue observar erros óbvios, mas sente que seu computador está mais devagar que o normal, pode ser que a formatação resolva isso. É importante lembrar que pode haver um problema de hardware. Mas mesmo se for esse caso, a formatação pode ajudar a acelerar o seu computador.

Antigamente, a formatação era realizada com frequência, pois era a única maneira de manter seu computador funcionando rápido e suave. Agora há menos necessidade para isso, pois o sistema operacional Windows melhorou e pode reparar muitos erros na casa.

Se a formatação está sendo feita por causa de um problema no computador ou apenas para atualizar o sistema, é importante fazer backup de todos os dados importantes no PC, caso contrário os arquivos serão perdidos.