Durante o evento anual para desenvolvedores, ocorrido durante o mês passado, o Google apresentou uma novidade muito interessante, o Android Instant App. A feature possibilita que os usuários tenham acesso a algum aplicativo antes mesmo de fazer o download. Veja todas as novidades do Google I/O.

O que é Android Instant App?

Sabe aquele tempo ocioso que você perde esperando que um aplicativo seja instalado? E o tempo que você perde instalando e testando o app para ver se gosta dele? Este tempo perdido é que o Google quer evitar com a implementação do Android Instant App. Na verdade o lançamento diz mais respeito a desenvolvedores; é que o Google - sabendo que as empresas que produzem apps para a Google Play se esforçam muito para entregar aplicações eficazes e consistentes - quer oferecer a este time de parceiros, a possibilidade de que mais e mais usuários de Android, conheçam os apps e tenham acesso a eles em definitivo.

Uma das formas para que isso ocorra perfeitamente, oferece a possibilidade de que, ao fazer uma busca no navegador mobile (B&H Photo, por exemplo), o usuário tenha acesso à uma tela do aplicativo da B&H Photo, com todas as opções de quem já possui o app no smartphone. Deste jeito, é possível inclusive fazer uma compra e pagar com sua conta no Google Payments (Wallet). Deu para entender?

  

Como disse antes, o Android Instant App é uma possibilidade a ser explorada por desenvolvedores e portanto, depende de que cada produtora faça a sua parte. A tendência indica que os principais desenvolvedores devem ser os primeiros a oferecer a feature.

Indícios de que o Android Instant app vai mudar a forma como pensamos a navegação mobile

Economiza armazenamento interno - Não é de hoje que vemos centenas de usuários enfrentando problemas com o baixo armazenamento interno de seus smartphones. Quem nunca fez download de um aplicativo só para conferir uma informação e, por vezes, acaba esquecendo-o na sua cartela de apps? O Instant App pode te ajudar a economizar estes dados desnecessários.

Google Search mais eficaz - Fonte maior de receita, a publicidade existente nas buscas vem sofrendo queda com o passar dos anos, segundo dados do Business Insider. O Instant App favorece as buscas, encontrando com mais "facilidade" o resultado adequado. De quebra fomenta mais e mais pesquisas.

Será que a empresa vai dar um empurrãozinho a quem aderir ao Instant app?

Apps sempre não mão - Como já citei acima, existem alguns aplicativos que são descartáveis; úteis muitas vezes, mas no fim são descartáveis. Eu posso dar como exemplo o Facebook. Já perdi a conta de quantas vezes instalei o app - todas elas para algo mais útil que simplesmente checar a timeline. Tão logo resolvi meu problema, tornei a desinstalar a aplicação.

Com o Instant App você poderá usar diversos apps com este intuito, sem, necessariamente, instalá-los em seu smartphone. Por outro lado os usuários podem simplesmente utilizar aplicativos pela ferramenta do Instant App e deixar de fazer o download da aplicação, perdendo também a possibilidade de compra dentro do app e outras formas de obtenção de lucro para os desenvolvedores.

Mesmo assim, os pontos positivos ultrapassam qualquer tentativa de enxergar um lado negativo e o Android Instant App, pode ser, o principal lançamento do Google em 2016.