Holoportação: a distância já não é mais um problema

Estar presente e interagir com quem e onde você quiser. Essa é a ideia da tecnologia que a Microsoft Research está desenvolvendo.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Me responda uma coisa: quantos eventos de amigos, familiares ou da empresa você já perdeu por estar distante e não conseguir estar presente? Acredito que, assim como eu, você já deve ter contabilizado muitas ausências contrárias a sua vontade. E se eu te dissesse que agora, se você quiser, poderá participar de qualquer compromisso, independente da distância entre vocês. Você iria perder mais um almoço de família, aniversário de amigo ou reunião importante do trabalho? Acho que não, né. Pois isso já é possível e eu vou lhe dizer como. Não, eu não estou falando de teletransporte, como aquele que os personagens de Star Trek usavam para se locomover de sua nave para outro lugar e, em muitas vezes, para escapar de situações onde arriscariam as suas vidas. Lembra disso? Hmm, ficou saudosista e vai responder que não só para poder relembrar? Ok, pensando nisso busquei um vídeo só para refrescar a sua memória sobre o sistema de teletransporte dos camaradas de Jornada nas Estrelas. Dá uma espiadinha aí e na sequência eu te falo da novidade que se aproxima dessa tecnologia

Agora que você já matou a saudade dessa galerinha e está curioso para saber sobre essa novidade eu te pergunto: já ouviu falar em Holoportação? Pois bem, holoportação é um novo tipo de tecnologia de captura 3D que permite a reconstrução, a compressão e a transmissão da imagem de uma pessoa em alta qualidade para qualquer lugar do mundo e em tempo real. Ela não vai transportar uma pessoa de um lugar para outro como ocorria em Star Trek, mas ela possibilita, independente da distância, a aproximação, participação e interação com outras pessoas. Vou simplificar. Se você estiver em uma cidade diferente da sua família, por exemplo, no dia em que eles comemoram algo importante, você poderá se fazer presente por meio da holoportação. Eles verão você de forma holográfica e poderão compartilhar experiências, ideias e interações. Ah, infelizmente você não poderá provar a sobremesa, mas isso é um mero detalhe. Está ansioso pra saber detalhes sobre o funcionamento da Holoportação né? Eu prometo que já, já explico tudinho, porém, antes preciso falar sobre o Hololens, óculos de realidade aumentada da Microsoft e, no decorrer você entenderá porque explanei sobre esse aparelho.

Holoportação: a distância já não é mais um problema

HoloLens

HoloLens é essencialmente um computador holográfico que permite ver, ouvir e interagir com hologramas em um ambiente como uma sala ou um espaço de escritório. A Microsoft construiu este aparelho, sem fio, sem a necessidade de ser ligado a um computador, e tem usado as lentes de alta definição e tecnologia de som espacial para criar essa experiência holográfica interativa e envolvente. Para criar uma interação intuitiva com hologramas, os HoloLens também usa a arquitetura Intel de 32 bits e uma Unidade de Processamento Holographic (HPU) para processar suavemente dados em tempo real capturadas pelos sensores a bordo. A HPU custom-built entende gestos, os processos em que você está procurando, e mapeia o ambiente circundante, em tempo real. Veja no vídeo a seguir o que já é possível fazer com o Hololens.

Holoportação

Agora sim eu mato a sua curiosidade.Sabe aquela história de realidade virtual, pois bem é sobre isso que vamos falar. A Holoportação, que ainda está sendo desenvolvida pela Microsoft Research, tem muito mais de realidade do que de virtual.Isso porque a empresa combinou a interação de vídeo e chat com a tecnologia 3D possibilitada pelo HoloLens. Esta nova mistura permitirá, por exemplo, uma conversa com uma versão holográfica de amigos, parentes ou colegas. - Quer dizer que eu vou poder conversar com alguém que esteja há milhas e milhas distante? Sim, e não só conversar. Poderá dançar, cantar, se sentar ao lado de alguém, participar e interagir como quiser das mais diferentes situações.

Holoportação: a distância já não é mais um problema

Como funciona?

A Holoportação usa a tecnologia de mapeamento 3D. Para que seja criado um holograma é preciso que haja uma câmera em cada canto do local onde será usada a tecnologia, assim os os movimentos do usuário serão rastreados e replicados no modelo 3D para o ambiente do receptor. Inicialmente a imagem, renderizada, aparece em pequenos blocos e aos poucos vai pegando cor e formato muito próximos da realidade. Logo em seguida a pessoa aparece, nitidamente, bem a sua frente. Conversar, interagir, realizar movimentos tudo isso é possível. 

 Veja na imagem a seguir a estrutura montada.

Holoportação: a distância já não é mais um problema

A tecnologia funciona melhor quando os usuários estão em locais semelhantes para que as ações se reflitam com uma melhor exatidão e clareza. Além de ser holoportado em tempo real você pode gravar uma interação virtual para reproduzi-la mais tarde, como uma memória viva. Como um bônus, você poderá optar por encolher os hologramas na interação quando visualizar o replay. Uma forma de ter e reviver, para sempre, lembranças vividas, seja para matar a saudade daqueles que não vê há tempos, reavaliar situações discutidas em reuniões profissionais, estudar melhor um conteúdo, ou para o que a nossa criatividade permitir.

Neste vídeo a Microsoft explica e demonstra como a holoportação ocorre.

A holoportação ainda está em fase inicial e, por enquanto, essa experiência requer uma grande quantidade de hardware e de electricidade. Mesmo necessitando de mais ajustes, a tecnologia já é bastante surpreendente. A princípio ela é vista mais para aproximar amigos e familiares que convivem com o obstáculo da distância, mas, essa tecnologia poderá ser uma ótima ferramenta profissional ao permitir experiências de viagem e colaborações de trabalho de qualquer lugar. Isso pode impactar a forma de fazer e fechar negócios. Além disso, os usuários que tentam aprender uma nova habilidade física, por exemplo, podem ser capazes de ver melhor os seus movimentos ou examinar a interação em detalhes para diferentes fins. Já no que se trata de ensino, tanto presencial ou a distância, a holoportação pode revolucionar tais formatos e proporcionar a mudança necessária para atrair os alunos e atualizar esse defasado sistema. Embora esta tecnologia ainda esteja em seu estágio inicial, o que já se pode ter certeza é que influenciará e muito no futuro da comunicação. E aí, o que você achou dessa novidade? Acha que essa moda vai pegar? Conta pra gente nos comentários.

Mais sobre: holoportação realidade virtual tecnologia
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo