Batizado de HoloLens, o dispositivo de realidade aumentada exibe bem o que poderá ser o futuro da computação.

"Pela primeira vez na história, o Microsoft HoloLens combina perfeitamente hologramas de alta definição com o seu mundo real. Os hologramas vão aprimorar a maneira que você vê as coisas todos os dias e permitir que você faça coisas que nunca fez antes", dizia o vídeo de apresentação do produto, que aconteceu em 21 de janeiro de 2015.

Os óculos não necessitam de um smartphone ou mesmo de um computador para funcionar. Ele é equipado com uma câmera e um conjunto de sensores e processadores que são capazes de entender gestos e voz, e ainda conseguem mapear todo o ambiente ao redor.

Mas o que é HoloLens?

Para quem imagina o HoloLens como um computador tradicional, saiba que não é. Ele é sim um óculos de realidade aumentada, que irá rodar com o Windows 10 e alguns aplicativos desenvolvidos especialmente para ele. O gadget é capaz de criar uma área de trabalho fluente, em 3D.

O HoloLens usa realidade aumentada, projetando o conteúdo em espécie de camada que fica sobreposta ao que realmente é visto na vida real. Usando vários dispositivos não é difícil realizar o feito, porém, a Microsoft tem como meta realizar isso somente através do seu óculos.

Esta é a primeira plataforma de computação holográfica do mundo, com isso, o Windows 10 conta com um conjunto de APIs que permite aos desenvolvedores criar experiências holográficas no mundo real. Contudo, todos os aplicativos originais da Microsoft poderão ser transferidos para os hologramas, sendo assim, compatíveis com o HoloLens.

O HoloLens conta com duas lentes holográficas transparentes de alta definição e ainda som espacial para poder ouvir hologramas que o cerca. O aparelho pode ser usado sem os fios através de sensores avançados, com um sistema de última geração em um chip, e ainda com a adição de uma unidade de processamento holográfico (Holographic Processing Unit, HPU).

Vídeo incorporado do YouTube

Funcionalidades

Os games nunca mais serão os mesmos com o HoloLens. O jogo Minecraft, por exemplo, poderá ser recriado em diferentes ambientes usando os óculos, podendo mapear o local que o usuário se encontra e ainda fornecer opções de criação.

Além disso, no Skype será possível conversar com outra pessoa sem o uso do computador, tablet, smartphone ou mesmo um notebook. Invertendo o campo de visão, a pessoa será capaz de visualizar o que você está vendo.

"Nós imaginamos o mundo em que a tecnologia possa se tornar mais pessoal. Um lugar onde ela poderia adaptar-se às formas naturais como nós nos comunicamos, aprendemos e criamos. O resultado é a plataforma de computação holográfica mais avançada do mundo, habilitada através do Windows 10. Transforme o seu mundo com hologramas", diz a descrição do vídeo abaixo em que alguns dos envolvidos do HoloLens comentam sobre o projeto.

Quando chegará?

Ainda não há uma data para a chegada do HoloLens. Porém, a promessa é que ele chegue dentro do "tempo de vida" do Windows 10. Por essa razão, é possível que o HoloLens surja logo no mercado.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou que o HoloLens será disponibilizado para o mercado empresarial e também para o público em geral.

O que diz Bill Gates

Em uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, Bill Gates se mostrou bastante entusiasmado com o HoloLens, porém, diz que o seu potencial só será alcançado em alguns anos.

"O HoloLens é bem impressionante", escreveu. "A Microsoft colocou muito nos chips e no software. É o começo da realidade virtual. Fazer um dispositivo que não deixe você tonto ou enjoado é muito difícil - a velocidade de alinhamento deve ser muito, muito rápida. Levará alguns anos de construções de aplicações de software para cumprir a real promessa disso".

Vamos aguardar as próximas novidades sobre o assunto.