Explorar Marte é sonho de muita gente. Porém, viajar para o planeta ainda poderá demorar alguns anos. Pensando nisso, a NASA em parceria com a Microsoft desenvolveu um passeio pelo Planeta vermelho através da realidade aumentada. Com isso, será possível percorrer os terrenos acidentados do local sem ter que deixar a Terra.


Visitantes podem percorrer Marte com o auxílio do aparelho de realidade aumentada Hololens.

O passeio através da realidade virtual estará disponível em uma exposição que irá acontecer nas dependências do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. O evento irá ocorrer ainda neste ano.

Durante a exposição, nomeada de "Destination: Mars" ("Destino: Marte", em tradução livre), os visitantes serão recepcionados por guias turísticos holográficos que são representados por pessoas renomadas do cenário espacial. Entre eles estão Erisa Hines, responsável pelo controle do rover Curiosity, e Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.

No local, as figuras holográficas levarão o público a conhecer os sítios reais de Marte. As imagens reproduzidas foram todas capturadas pelo robô Curiosity nos últimos anos. Todo o passeio será possível através do aparelho de realidade aumentada da Microsoft, o Hololens.

A NASA está preparando uma missão para Marte em 2030, porém, enquanto isso, "o público será capaz de sentir a experiência que os astronautas terão quando eles andarem e estudarem a superfície de Marte", disse Dave Lavery, que  trabalha no programa de exploração do Sistema Solar na agência espacial.