A Microsoft revelou que deverá investir no mercado de realidade virtual. Empresas como Samsung, HTC, Facebook, Sony e Google já estão trabalhando nesta área.

Chamado de VR Kit, o produto será lançado na Rússia em um hackathon promovido pela Microsoft no dia 17 de outubro. O projeto de realidade aumentada da Microsoft é semelhante ao que o Google já realiza com o Cardboard.

O Google Cardboard é um projeto em que o usuário utiliza o produto de papelão do Google juntamente com o smartphone para experimentar algumas aplicações de realidade virtual. Assim, ao que tudo indica, através do próprio site da Microsoft, o lançamento do VR Kit é semelhante ao do Google. O diferencial da Microsoft é que o seu produto será mais barato.

Com isso, os desenvolvedores poderão usar o VR Kit para trabalhar conjuntamente com aplicativos desenvolvidos para áreas específicas, como educação, games e ainda serviços corporativos.

No site não há qualquer menção sobre a chegada do produto em outros países, porém, acredita-se que a empresa irá explorar outros mercados com o seu projeto.

Quem estiver presente no evento do dia 17 poderá levar um kit para casa e assim experimentar o novo produto da Microsoft. Até que se sabe, o VR Kit poderá ser usado somente com smartphones Lumia.

Vale notar que esta não é a primeira vez que a Microsoft investe em realidade virtual. Porém, desta vez, a iniciativa é de baixo custo. Neste ano, a empresa lançou durante a Build 2015, o HoloLens, um dispositivo de realidade aumentada que promete uma inovação na forma de interagir com computadores e também consoles de videogame. Acredita-se que a tecnologia seja lançada para desenvolvedores em 2016, e em cinco anos para os consumidores finais.