Estudos, estágios, freelas, trabalhos e especializações estão mais comuns na agenda dos brasileiros. Uma forma encontrada para ajudar nessa questão da falta de tempo foi o início dos cursos online.

Há uma quantidade imensa de cursos na internet, desde o próprio Youtube que tem ajudado muito com seus tutoriais além dos sites especializados com cursos de diversas áreas.

Devido à grande procura por cursos na internet, algumas instituições de ensino já vêm há bastante tempo aderindo esse método, oferecendo desde algumas matérias presenciais como também a distância, além a própria graduação ou pós graduação inteira através do portal online.

Tanto instituições públicas como as privadas estão oferecendo diversas opções de cursos superiores e o lado bom é que há programas do governo, como o ProUni que vêm oferecendo bolsas de estudo também na modalidade EAD.

Há diversas opções, podendo ser 50% do curso presencial e 50% à distância (semi presencial), todas as aulas online e apenas a realização das provas no campo físico como também, nos casos de especializações, todo o curso online e apenas a apresentação do projeto final no campus da instituição de ensino.

Números

De acordo com, o site ead.com.br, estima-se que há mais de um milhão de brasileiros matriculados em cursos de graduação EAD, representando 15% do número de matrículas em graduação.

A quantidade de alunos do EAD cresceu 24 vezes em 11 anos.

Dentro deste número, quase 40% é representado por cursos de licenciatura.


Fonte: ead.com.br

Outro fator interessante de acordo com o CensoEAD é a presença marcante de mulheres que realizam o cursos à distância, representadas por mais de 50% em instituições com cursos 100% EAD e em apenas 25 estabelecimentos o percentual de alunos homens foi maior que 50%. Algumas instituições mostraram de 81% a 90% de alunas mulheres.


Fonte: CensoEAD

Desvantagens

Por se tratar de um ensino com maior parte realizada pela internet, há diversos fatores a serem trabalhados para realizar o curso de forma mais produtiva.

Dentro dos principais motivos da evasão de alunos, encontram-se a dificuldade de administração de tempo, acúmulos de aulas e atividades não realizadas já que a dedicação às atividades do curso é a mesma necessária em cursos presenciais e, além disso, a falta de adaptação com esta metodologia.

É preciso criar uma agenda para acabar não se perdendo no tempo, além disso, há as reclamações do conteúdo de algumas matérias que acabam se tornando cansativas e seriam melhor abordadas em uma aula presencial com um professor ao invés de somente a leitura.

"Depende de onde o curso online é realizado. Por experiência própria, é possível afirmar que esse tipo de aula deve ser aprimorado nas faculdades, pois possuem conteúdos cansativos, sem muita interatividade e professores não muito presentes, além de avaliações que não condizem com o conteúdo estudado." (Amanda Prade, Publicitária).

Vantagens

As desvantagens acima devem ser consideradas na hora de escolher entre um curso presencial ou EAD, mas o fato é que este modelo de ensino também traz muitos benefícios. Há diversos cursos que possuem a aprovação do Ministério da Educação (MEC), ou seja, um diploma de ensino EAD terá o mesmo reconhecimento de um diploma de curso 100% presencial.

Os preços têm uma enorme diferença, tornando as aulas EAD bem mais vantajosas nessa questão.

E outro fator importantíssimo é o tempo poupado do deslocamento da casa ou do trabalho até a instituição de ensino e também a facilidade de poder se conectar ao curso de onde quiser e no horário que for mais fácil. 

"Eu acredito que a ideia de aulas online é muito boa, porque muitas pessoas não têm condições ou disponibilidade de se locomover até o local da aula. Então o EAD contribui para que mais pessoas tenham acesso à educação e para que possam experimentar cursos que talvez não arriscariam tentar se fossem presenciais, principalmente por ser mais barato." (Amanda Prade, Publicitária).

E você, faria ou está fazendo um curso EAD? Por favor, deixe sua opinião!

Aqui no Oficina da Net, temos o PREMIUM, que é uma grade de cursos online voltados para a área de TI, todos eles em videoaulas, um belo exemplo de estudo a distância. Confira.