O criador do Mega está solicitando que os seus usuários façam backup dos arquivos armazenados no site o quanto antes. Kim Dotcom diz estar preocupado tanto com a possibilidade do serviço sair do ar, como de ser controlado por outra pessoa, um chinês com cidadania neo-zelandesa, que é quinto criminoso mais procurado na China.

Vale notar que esta não é a primeira vez que Dotcom acusa um chinês de tentar controlar a empresa. Em agosto do ano passado, Dotcom já havia reportado o risco. O criminoso em questão se chamaria Bill Liu, um ex-farmacêutico que é acusado pelo governo chinês de praticar fraude.


Dotcom alertou usuários do Mega que fizessem o download dos seus arquivos para garantir a segurança deles.

Liu possui cidadania neo-zelandesa e o governo chinês revelou que ele é o quinto nome de uma lista de 100 procurado para extradição, disse o site NZ Herald.

Dotcom alertou os seus seguidores através do Twitter que o Mega estaria sofrendo um grande risco e por isso recomendou que todos copiassem os arquivos armazenados no serviço e removesse para um local mais seguro.

Porém, o presidente do Mega, Stephen Hall, disse que o serviço não possui qualquer problema, dizendo ainda que o Mega está com uma boa saúde financeira. Hall ainda negou as informações de Dotcom de que a empresa estaria sendo controlada pelo chinês.

"Mega possui financiamento significante e forte apoio de seus acionistas, portanto sua posição financeira certamente não é precária. O comentário de Dotcom é factualmente incorreto e o motivo é desconhecido. Mega continua a apresentar forte crescimento que mostra o apreço global pela qualidade de seu serviço. O Sr. Liu tem participação acionária, mas não ocupa posição na direção ou no conselho e certamente não controla o Mega", disse Hall.