Atualmente, difícil quem não carregue um smartphone, seja na bolsa ou mesmo em um bolso da roupa. O dispositivo é usado em qualquer local e claro, sem causar qualquer tipo de estranheza. No entanto, o que poucos imaginaram é que um aparelho semelhante ao formato de um iPhone poderia ser uma arma de fogo.

Estranho? Perigoso? Creio que as duas opções, mas é isso que a Ideal Conceal, uma startup de Minnesota (EUA) irá lançar no mercado ainda neste ano.

"Engenhosamente desenvolvida para parecer um smartphone, porém com apenas um clique ela se abre e está pronta para atirar", é assim que a empresa define o seu produto.

A pistola, de calibre .380, é dobrável e cabe perfeitamente no bolso. Ela é capaz de disparar até dois tiros. Devido a sua semelhança com um smartphone, uma pessoa poderia entrar em qualquer estabelecimento portando a arma sem levantar qualquer suspeita.

A empresa aposta na arma como um instrumento de defesa para o cidadão. Vale notar que nos Estados Unidos qualquer indivíduo maior de idade, que tenha nascido em território nacional, sem antecedentes criminais, pode portar legalmente uma arma de fogo.

As vendas da arma devem começar em junho deste ano pelo valor de US$ 395. Kirk Kjellberg, um dos desenvolvedores da empresa, disse que já recebeu mais de 2.500 e-mails de pessoas interessadas em adquirir a pistola.

A ideia de fabricar uma arma em formato de smartphone, explica Kjellberg, veio depois que ele entrou em um restaurante portando um revólver, que era totalmente legalizada, e um garoto apontou  para ela, fazendo que todos olhassem com ar de reprovação para a sua pessoa. "Então eu pensei que deveria haver um outro jeito de portar uma arma sem incomodar as outras pessoas", explicou.

Provavelmente, este novo modelo de arma poderá causar alguma discussão no país, já que poderá não agradar a todos. "Em geral, o conceito de uma arma camuflada, que, aparentemente, não se parece com uma arma, é uma fonte de preocupação", explicou recentemente à CNN o diretor da Associação Nacional de Organizações da Polícia (NAPO, em inglês), Bill Johnson.

Nos Estados Unidos, todos os anos, mais de 30 mil pessoas morrem por arma de fogo.