Criar uma conta de e-mail em pleno o ano de 2016 parece algo óbvio para alguns, porém, para quem é iniciante neste mundo de infinitas possibilidades que é a internet, pode ser difícil saber por onde começar. Por isso este post tem como objetivo dar uma "mãozinha" para aqueles que querem se inserir no meio eletrônico, através de uma conta de e-mail.

Veja também: Como fazer um Gmail no celular?

Vale ressaltar que você pode criar uma conta de e-mail gratuita, que possui funcionalidades e características semelhantes ao e-mail profissional, porém não conta com um domínio personalizado e tem apenas uma caixa postal, recurso importante para dar credibilidade a empresa. Portanto se a ideia for criar um e-mail profissional, vale a pena investir nos e-mails personalizados. Com eles é possível criar várias caixas postais para direcionar os e-mails de forma mais organizada. Por exemplo [email protected]. Ao ver o nome da empresa o cliente já se sente mais confiante e isso pode definir o rumo de uma negociação.

Mas, se o seu objetivo é criar uma conta pessoal, existem diversos sites gratuitos com esta finalidade. Os mais conhecidos deles são o Gmail, Yahoo e Outlook/Hotmail.  Abaixo, vamos fazer o passo a passo da criação de uma conta de e-mail no Outlook, o antigo Hotmail, fundado em 1996. Em 1997 foi adquirido pelo Microsoft e em 2013, deixou de se chamar MSN Hotmail pois passou a imitar a interface do Microsoft Outlook. O Outlook tem entre suas vantagens o armazenamento ilimitado, integração com calendário, redes sociais como Facebook, OneDrive, Skype e Windows Live Messenger.

Passo 1

Comece por acessar a página do Outlook dando um clique aqui. Em seguida vá na aba que diz "Inscreva-se".

Passo 2

Você será direcionado para preencher um formulário online. Nele terá que colocar seu nome, sobrenome, escolher um nome de usuário (que será seu endereço de e-mail). Por exemplo: [email protected].  Escolha também uma senha que tenha no mínimo oito dígitos. É interessante mesclar letras e números. O sistema diferencia letras minúsculas de maiúsculas.

Passo 3

Forneça também dados do seu endereço, sexo e data de nascimento (a conta do Outlook usa estas informações para fornecer itens como configurações apropriadas para a sua faixa etária. A Microsoft promete não exibir a sua idade sem a sua permissão). E por último forneça um número de telefone para que a equipe do Outlook possa entrar em contato com você, quando necessário.

Passo 4

Após preencher o formulário, logo a baixo, você deverá inserir os caracteres exibidos. Esta etapa do processo de criação de uma conta no Outlook serve para garantir que uma pessoa real está se inscrevendo e não um programa de computador. Se você não conseguir identificar os caracteres, clique no link "novo", para trocá-los ou "áudio" para ouvi-los. Para finalizar, clique no botão "Criar Conta". Ao fazer isso você estará automaticamente concordando com o Contrato de Serviços da Microsoft e com a política de privacidade e cookies.

Está pronto. A partir daí você já poderá acessar a sua caixa de entrada para começar a enviar e receber e-mails!