Saiba quem são as operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, segundo a Netflix

Live Tim ocupa a primeira posição, enquanto a Vivo está na lanterninha. Já a GVT, que foi por muito tempo líder, caiu mais uma posição, perdendo a segunda colocação para a Net Vírtua.

Por | @oficinadanet Internet

Todos os meses a Netflix libera um relatório com o ranking das empresas de internet banda larga mais rápidas do mundo. Mesmo que normalmente não haja muitas mudanças, pois, as empresas tendem a se manter em suas posições, algumas vezes ocorre de uma operadora ultrapassar a outra, caso que pôde ser percebido no último relatório, com os dados de janeiro. No mês passado a Net Vírtua ultrapassou a GVT e passou a ocupar o segundo lugar entre as mais rápidas do Brasil.

Saiba quem são as operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, segundo a Netflix

Na liderança está a Live Tim, que já vem ocupando esta mesma posição, desde junho de 2015, quando bateu a GVT. A propósito, as marcas da operadora vêm caindo cada vez mais, pois em 2014, quando a Netflix iniciou a medição, ela estava no topo do ranking, no entanto, não conseguiu acompanhar o crescimento das rivais e se manter na posição, figurando agora em terceiro lugar.  Mas quem está na lanterninha é a Vivo, que foi ultrapassada pela OI.

Leia também: Vivo segue plano de franquia na internet fixa: Anatel vê benefícios

Segundo a Netflix, o ranking das operadoras de internet banda larga mais rápidas do Brasil, fica da seguinte forma:

  1. Live Tim com velocidade de 3,50 Mbps
  2. Net Vírtua, velocidade de 3,25 Mbps
  3. GVT, velocidade de 3,24 Mbps
  4. Algar, velocidade de 2,47 Mbps
  5. Oi Velox, velocidade de 1,73
  6. Vivo, velocidade de 1,44 Mbps.

Saiba quem são as operadoras de banda larga mais rápidas do Brasil, segundo a Netflix

Comparado com outros países, a velocidade da internet do Brasil fica abaixo do Chile, por exemplo, que tem o topo de conexão com velocidade de 3,97 Mbps, uma média de 2,95 Mbps e a velocidade mais baixa fica em 1,58 Mbps. Mas é superior ao Peru, que possui a conexão mais rápida em 2,56 Mbps, média de 2,43 Mbps e a velocidade mais baixa em 0,85 Mbps. A média da velocidade no Brasil fica em 2,79 Mbps. O país com a velocidade média mais alta é Luxemburgo, com 4,12 Mbps.

Você também pode gostar de: Corte nos planos de internet móvel: os dois lados da moeda

Como a Netflix calcula o ranking?

O ranking leva em consideração a velocidade média dos assinantes das operadoras, durante o streaming de vídeos na Netflix, em horários de pico. As empresas que costumam ocupar os lugares mais baixos na lista, são aquelas que oferecem apenas conexões mais lentas ou fazem traffic shaping para limitar o acesso ao serviço. A velocidade indicada no Índice de Velocidade de Conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo, nem da capacidade máxima de um provedor de Internet.

Mais sobre: bandalargabrasil, Internet, velocidade
Share Tweet
  • Quer receber novidades sobre Banda Larga no Brasil?

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar:

  • Preencha para confirmar

Mais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.