Imersão. Como fazer?

Caso você seja um profissional de planejamento e esteja lendo esse artigo – e espero que goste – saiba que a palavra “imersão” deverá estar no seu dia a dia assim como almoçar, tomar água e escovar os dentes.

Por | @plannerfelipe Marketing Digital

Imersão é algo que você faz antes, durante e depois do planejamento aprovado pelo cliente e executado pela agência. Basicamente existe o planejamento macro, que é feito para o ano inteiro, mas existem os planejamentos pontuais, de ações que precisam de um “carinho” maior, como uma promoção, algo de oportunidade ou a decisão do seu cliente, em finalmente, entrar no mundo da mobilidade, mesmo que você já tenha falado isso para ele há 5 anos, quando o mobile era tendência.

Leia também:

Mas se você é um criativo, atendimento, social mídia ou qualquer outra área, menos planejamento, pegue esse link e passe para o planejador da sua agência, pois ele precisa ser o comandante dessa operação, que é tão ou mais importante do que a estratégia matadora que ele está bolando analisando o Google e o Facebook da marca.

Imersão antes do planejamento

Momento em que você, profissional de planejamento, vai levar toda a agência para conhecer, a fundo o cliente. Acha que o brief do cliente já te mostra tudo o que é a empresa? Bem, se o brief vier em formato de livro, com 200 páginas, com fotos, história, perfil de cada funcionário, perfil dos diretores, perfil do presidente, um QR Code que o leva para um hotsite com áudio e vídeo da história, entrevistas, campanhas da empresa, pode até ser, mas como isso não existe, crie esse material. Como? Perguntando, pesquisando, ouvindo, conversando, entendendo e fazendo relatórios. Momento mais importante da imersão.

Imersão durante o planejamento

Nem todo o planejamento sai da forma que realmente queremos, afinal, ainda não conseguimos entrar na mente das pessoas e fazer com que elas façam aquilo que queremos, por isso, as chances de rever o seu planejamento e, na gíria do mercado “trocar a roda com o carro andando” são enormes, por isso, é preciso entender as curvas de aprendizado e vendas e ir ajustando a campanha dia a dia, portanto, a imersão durante o planejamento se faz necessário para os ajustes e otimizar a campanha, aliás, em época de crise, performance, resultado e otimizar campanha são palavras muito usadas.

Imersão pós planejamento

A campanha acabou, mas o processo de construção da marca não. Pode ter acabado a promoção da Páscoa ou a ação para o dia dos namorados, mas em que isso afetou o planejamento macro da marca? Muitas pessoas podem conhecer sua marca ou mesmo repensar nela em uma dessas campanhas, ela não comprou o produto na época da promoção, mas está seguindo a marca nas Redes Sociais depois disso, assinou a newsletter, visitou a loja online, ou seja, de alguma forma ele quer se relacionar com a marca. E como entender quem são esses novos consumidores?

Percebam que a imersão é importante a todos os momentos, pois ela é responsável por insights. As suas, como planejamento, impressões e análises serão, sim, pautadas pelos insights da imersão, mas isso não é planejamento, isso é embasamento para tal. Em resumo, imersão é um pilar do planejamento, dentro de uma estratégia de pesquisa, mas não é o planejamento.

Veja mais artigos do Felipe Morais e confira o ONCAST #16 - Planejando uma campanha digital com particiapação especial do Felipe.

Mais sobre: MarketingDigital, planejamento, imersão
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários