A chamada Internet das Coisas está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, sendo que a expectativa é que vários produtos conectados cheguem ao mercado no decorrer dos próximos anos. No entanto, o que acaba atrapalhando a disseminação de tais equipamentos é a arquitetura das redes wireless, que foi projetada para atender apenas aparelhos específicos, como celulares, tablets e notebooks.

Para driblar tal situação, a Wi-Fi Alliance (consórcio que define padrões de novas tecnologias de internet sem fio) anunciou recentemente a WiFi Halow, uma tecnologia capaz de satisfazer a demanda do setor de Internet das Coisas com a oferta de redes mais ágeis e com maior alcance.


Internet das coisas irá ganhar novo padrão de internet, a Wi-Fi Halow.

O protocolo foi batizado como 802.11ah, e foi desenvolvido para operar na faixa dos 900 MHz e também outras frequências abaixo do 1GHz. O recente padrão pode criar um sinal com o dobro de abrangência das tecnologias atuais, disse a Wi-Fi Alliance, através de comunicado.

Vale notar que o 802.11ah não veio para substituir o 11ac, mas para ser um complemento específico para dispositivos conectados e ainda pequenos sensores.


A cada ano, novos produtos ganham conexão com a internet.

No entanto, a novidade não deverá chegar tão cedo em nossas casas. De acordo com o The Verge, deverá demorar pelo menos dois anos para que seja disponibilizado ao público em geral. Para que a tecnologia seja implantada a Wi-Fi Alliance terá um longo caminho, iniciando por convencer as fabricantes a utilizares o WiFi HaLow, sendo que roteadores e chips para redes sem fio devem ser adaptados para o padrão 802.11ah.