O misterioso criador da moeda digital Bitcoin, que utiliza o pseudônimo Satoshi Nakamoto, foi indicado para receber o prêmio Nobel de Economia em 2016. O que realmente chama a atenção da indicação é que ninguém nunca viu Nakamoto pessoalmente. Além disso, não há qualquer informação sobre qual instituição de ensino ele trabalha e seu país de origem. Também não há nenhuma menção de seu nome em artigos em revistas sobre o tema.

O pouco que se sabe sobre Nakamoto vem de um artigo amador que foi publicado por ele mesmo na internet em 2009, onde são apresentados os passos para o desenvolvimento de um sistema de troca de moedas digitais.

Bhagwan Chowdhry, professor de finanças da Universidade da Califórnia, explica o fato da indicação para um desconhecido. "A contribuição de Satoshi Nakamoto não só vai mudar a forma como pensamos em dinheiro, como também deve afetar o papel que bancos centrais exercem ao conduzir a política monetária".

"Destruir serviços de transferência de alto custo, eliminar os impostos exigidos por intermediários como Visa, Mastercard e Paypal. Eu mal consigo pensar em outra inovação na área de economia nas últimas décadas com tamanha influência", disse ainda Chowdhry.

Vale notar que o comitê do prêmio Nobel nunca nomeou uma pessoa "desconhecida" anteriormente, sendo assim, fica até difícil tirar qualquer conclusão de como a indicação de Nakamoto será encarada.

Para receber o prêmio, caso o criador do Bitcoin vença, o próprio professor Chowdhry já se prontificou para isso.