De acordo com relatos de usuários que instalaram a última atualização, o aplicativo se instala de modo silencioso, já que nenhuma autorização é pedida durante o processo. Um dos indicativos de que o aplicativo está rodando em segundo plano é o aumento no uso do processamento do computador. Alguns antivírus chegam a detectar o Epic Scale como arquivo malicioso, o que aumenta ainda mais o sinal de alerta dos usuários.

Além de minerar moedas criptográficas, o Epic Scale ainda usa o processamento do computador para fazer simulações físicas, cálculos criptográficos e previsão do tempo. De acordo com os criadores do programa, as moedas mineradas têm um destino beneficente, e são doadas para instituições de caridade.

Segundo o site The Verge, a BitTorrent, dona do uTorrent, confirma que o aplicativo minerador está realmente sendo distribuído com o programa, mas nega que isso aconteça sem permissão do usuário. A resolução do problema no entanto, é simples, já que basta acessar o painel de controle do Windows para desinstalar o programa.