No geral, as paredes costumam ser inimigas do sinal de Wi-Fi, já que muitas vezes podem bloquear a propagação do sinal.  Em virtude disso, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) resolveu estudar a retenção por corpos sólidos. Com isso, o Instituo pôde apresentar uma tecnologia que usa a frequência para poder enxergar através das paredes.

Através do Wi-Fi e do uso de sistemas avançados de processamento de imagens, o protótipo, batizado de RF-Capture, possui a capacidade de identificar pessoas e ainda discerni-las através de móveis. Além disso, pode reconhecer movimentos feitos com a cabeça, mãos e pés. O protótipo também consegue diferenciar um indivíduo de outro a partir de traços da fisionomia.

Para o bom funcionamento do mecanismo, é necessário que sejam feitas algumas fotos do ambiente, para que assim o RF-Capture consiga reconhecer apenas os objetos alheios.

O MIT comentou que a tecnologia está ainda na fase de testes. Porém, desde já o Instituto já está avaliando suas possíveis aplicações, como em sistemas de vigilância ou mesmo na Internet das Coisas.

Antes de realmente entrar em prática, vários desenvolvimentos ainda precisam ser feitos, como aperfeiçoar a detecção de posturas ou de objetos que se movam em alta velocidade.