Antes de seguir, lembro ao amigo que temos sete aulas anteriores para você conferir. Acesse a seção de Arduino.

Agora voltando à aula de hoje. Perceba que qualquer outra linguagem de programação que acesse a Comunicação serial também pode ser usada, aqui, usaremos o PHP.

Circuito proposto­

Já velho conhecido e é mostrado na figura abaixo dispensando maiores comentários.

Note que este circuito foi usado na Aula 6 e que nesta aula e que nesta aula transferimos para o Arduino um sketch que possibilitou ligar desligar a carga a partir da Serial, nesta aula iremos partir do ponto que paramos na aula 6, ou seja com o sketch transferido para o Arduino. É aconselhável uma revisão rápida nesta aula.

Abra o seu Explorador de Arquivos e crie uma pasta de nome Controle em C:wampwww.

A seguir iremos criar a página que irá comandar o acionamento da carga, como esta página envolve conhecimentos de HTML e PHP não será detalhado as linhas de códigos, pois fogem do foco deste curso. Basta digitar exatamente como será mostrado passo a passo.

Para a digitação do código até o bloco de notas do Windows serve, agora, o Notepad++ é muito melhor e totalmente gratuito, basta executar uma busca e baixá-lo e, claro instalá-lo. É bastante simples a sua instalação, se chegou até aqui não irá encontrar dificuldades.

A figura abaixo mostra o ícone para a inicialização deste aplicativo depois da instalação.

A figura abaixo mostra a tela inicial deste Editor.

Inicialmente deve ser selecionada a linguagem com a qual vai trabalhar, selecione Linguagem > P > PHP.

Digite o código que começa na linha 1 e termina na linha 22 exatamente como mostrado na figura abaixo. Se preferir, pode fazer o download do código pré-pronto aqui.

Salve o código digitado acima com o nome de index.php na pasta controle que foi criada no início da aula.

Para que não sobre margem para dúvidas está sendo disponibilizado um link para download no final desta aula, assim poderá consultar com maior clareza o que deve ser digitado, mas digite o código, pois desta forma irá se familiarizando-se com o HTML e o PHP.

Inicie a IDE do seu Arduino e também a Serial exatamente como foi feito na Aula 6.

Obs.: Não existe a necessidade de enviar sketch algum pois isto já foi feito na Aula 6, este é o sketch que irá ser usada agora.

Uma vez iniciada a serial, esta deve ser fechada, mas atenção a IDE do Arduino deve permanecer iniciada (aberta).

Na aula 6 você digitava o numeral 1 ou 0 para ligar ou desligar a carga, nesta você usará um página com código PHP para isto.

Acesse o seu navegador e digite o endereço http://localhost:8585/controle ou substitua o localhost pelo endereço IP do servidor web de sua rede.

Observe que existem dois links nesta página, um para ligar o Led e outro para desligar, teste-os a vontade e note que eles irão realmente apagar e acender o led.

Nunca é demais lembrar que neste caso a serial deve ser iniciada antes de acessar a página com os links e na sequência deve ser encerrada, mas, a IDE do Arduino deve permanecer aberta caso contrário não irá funcionar. Também deve ser lembrado que esta é uma página com código PHP e sendo assim só irá funcionar se salva no local indicado nesta aula e acessada através de um navegador, não existe outra possibilidade.

Caso queira comandar uma carga externa tipo Lâmpada, Ventilador, abaixo segue um esquema usando relé. Mas cuidado, toda atenção é pouca, pois agora existe a possibilidade choque elétrico, e estes sempre podem trazer algum risco. Portanto se não estiver acostumada a trabalhos com 110 ou 220v consulte algum eletricista antes de começar.

Note que a ligação que saia da porta 12 para alimentar o Led agora deve alimentar a base do Transistor BC 548 que é um NPN e note ainda que existe um resistor de 1k limitando a corrente desta alimentação.

Ainda que a alimentação da bobina do relé está sendo feita por uma fonte externa e ainda que o terra desta fonte deve também ser ligado por meio de jumper ao terra do Arduino, e tenha muita atenção pois uma ligação errada pode causar danos irreversíveis ao seu Arduino, mas, deve ser feito para um melhor funcionamento.

Quanto a fonte de 5v e 12v é fácil de conseguir uma em sucata de computador e fornecimento destas tensões é mostrado na figura abaixo.

Observe que nada impede de usar um relé para 12 volts, basta que o seu relé suporte estas tensão. É aconselhável que a partir deste momento não alimente mais nada a partir do Arduino, toda alimentação externa deve ser feita por uma fonte externa como mostrado no esquema.

Em uma aula futura voltaremos a falar sobre acionamento de carga com uso de relé com explicações mais detalhadas.

Tudo se encontra pronto para o Arduino comandar a carga de qualquer dispositivo como: computadores, notebooks e smartphones que se encontrem conectados a sua rede, mas, por enquanto apenas da sua rede local a seguir irá aprender a configurar o roteador para que este acesso possa acontecer de qualquer dispositivo que se encontre conectado à internet, mas, este é um assunto que fica para a próxima aula.

[CURSO]124[/CURSO]