Se você acompanha nossa série de postagens sobre a história do Google, então está a par das brincadeiras que a empresa costuma fazer, os easter eggs e tudo o mais. Como é característico da companhia, as brincadeiras são incríveis e muito criativas.

Confira a partir de agora a primeira parte desse apanhado de truques escondidos.

Easter Egg

Não poderíamos começar essa lista com outro que não fosse um próprio ovo de páscoa, ou seja, um easter egg, que é como é chamado estes elementos escondidos que fazem alusão aos chocolates que temos que procurar durante a páscoa e estão nos games, filmes, séries de tv, e, claro, no maior buscador do mundo.

Você sabia que a barra de busca serve como uma poderosa calculadora? Permitindo as mais complexas formas, equações e gráficos. Uma verdadeira calculadora científica, porém, ainda mais potente, já que foi feita pelo Google. E será justamente essea função de criar gráficos que será usada por muitos Easter eggs.

Pois bem, vá até o Google e digite: 1.2+(sqrt(1-(sqrt(x^2+y^2))^2) + 1 - x^2-y^2) * (sin (10000 * (x*3+y/5+7))+1/4) from -1.6 to 1.6

"Askew" ou "Tilt"

Procure uma dessas 2 palavras no Google e a página de resultados será exibida com uma leve inclinação à direita.

Atari Breakout

Essa você vai adorar se tiver uns 25 anos ou mais. Faça o seguinte: Vá no Google Images e pesquise por Atari breakout. Magicamente o clássico joguinho do Atari irá abrir no seu navegador e você poderá jogar normalmente, inclusive podendo compartilhar seus resultados com os amigos nas redes sociais. Os bloquinhos são formados pelas imagens, escolhidas randomicamente, da busca do Google.

"Do a barrel roll" ou "Z or r twice"

Se você jogar algumas destas 2 frases na barra de busca vai fazer com que os resultados deem um giro de 360 graus. Esse easter egg faz referência à série de games Star Fox lançada originalmente nos anos 90 para Nintendo 64, onde o jogador podia fazer esses movimentos.

Zerg Rush

Mais um joguinho do Google. Busque por estas palavrinhas e um monte de letras "O" do logo do Google irá começar a invadir sua tela. Estes atacantes irão tentar destruir os seus resultados de busca. Para impedi-los você tem que clicar em cima das letrinhas até matá-las. No final do jogo, as letrinhas se agrupam para formar as letras "GG", sigla gamer para "Good Game" (bom jogo).

Bletchley Park

Procure por estas 2 palavrinhas e o card do "Bletchley Park" vai ser decriptografado pelo Google. A brincadeira é porque a propriedade, Bletchley Park, na Inglaterra, é a sede da Government Code and Cypher School, algo como Escola Governamental de Código e Criptogramas. Durante a segunda Guerra Mundial o local foi um dos mais importantes para quebrar o sigilo das comunicações do Eixo.

Recursion

Se você procurar por "Recursion", o Google vai perguntar se você quis dizer "Recursion". As 2 palavras estão iguaizinhas, certo? Não entendeu a brincadeira? Pois eu explico: A tradução para essa palavra, recursividade, descreve algum processo no qual alguma cosia é repetida inúmeras vezes, como imagens repetidas ao se colocar um espelho em frente ao outro. Na computação a recursividade significa uma função ou método que pode invocar a si mesma, ou seja, ficar se repetindo.

Conway’s Game of Life

Se você buscar por essas palavras acima seu navegador vai entrar em um simulação de vida. Sim, isso mesmo. A loucura representa uma automação celular criada pelo matemático Horton Conway. O esquema é um jogo de zero-jogador, ou seja, sua evolução é determinada pelo seu estado inicial, sem necessidade de novas contribuições. Parece besteira, mas é utilizado para diversos testes de linhas sucessórias em vários campos da ciência. Dizem que se você olhar com atenção verá que o que está sendo soletrado é na verdade a palavra Google.

Google Pacman

Busque pelo nome deste famoso game dos anos 80, e seu navegador vai se transformar em um verdadeiro árcade.

"blink" ou "blink html"

Blink em inglês significa piscada, e se você buscar por isso em sua barra, os resultados de busca terão elementos que ficam piscando na tela a todo momento.

Webdriver Torso

Se você pesquisar por este nome estranho vai ver o logo do Google virar uma animação. Ela representa o "Webdriver Torso" que significa a quantidade de vídeos que o YouTube recebe por segundo, seu número de inscritos, etc. Tudo isso é representado por escalas mensuradas pelos tamanhos dos retângulos. Se você achou interessante busque saber mais sobre o assunto, ele é um tanto complicado para ser passado por aqui.

Flip a coin

Precisando tirar um cara ou coroa rapidinho, mas está sem moeda? Então digite a expressão acima e o Google te ajudará a decidir sobre o que você estiver indeciso. Para esse truque você precisa estar usando o Google em inglês.

Não consegue usar o Google em inglês? Então apenas adicione "?hl=en" ao final da url (sem as aspas) e pronto: https://www.google.com/?hl=en

Bacon Number

Conhece o ator kevin Bacon? Com este truque você pode descobrir qual o grau de ligação dele com qualquer outro ator ou atriz ou até personalidades que tenham aparecido em algum longa (como o presidente Obama). Funciona assim: Coloque um nome qualquer, e o Google vai traça ruma ligação de filmes que esse(a) pesquisado(a) até encontrar um ponto em comum com Kevin Bacon.

Explicando com exemplos: Coloquei o brasileiro Rodrigo Santoro e descobri que o "Número Bacon" dele é 2. Isso porque Santoro contracenou com Michael Fassbender em 300 (grau 1) e Fassbender contracenou com Kevin Bacon em X-Men: Primeira Classe (grau 2). Esta brincadeira também só vai funcionar se você estiver usando a versão em inglês do buscador.

"Anagram" ou "define anagram"

Sabe o que é anagrama? São palavras ou frases que podem ser escritas exatamente com as mesmas letras de uma outra palavra ou frase. Por exemplo: Com as letras da palavra "Argentino" podemos escrever "Ignorante", ou então "Poder" pode virar "Podre". Busque pelas palavras acima e o Google fará uma brincadeirinha. Precisa estar no buscador em inglês.

Google in 1998

Usando a versão em inglês do serviço digite a frase acima e você poderá voltar no tempo e ver como era o Google em seus anos iniciais.

Gostaram? Então deixe um comentário incentivando a segunda parte dessa matéria e compartilhem esse post pelo universo, pois aqui estão apenas 15, e nem chegamos na parte da calculadora, do Maps, etc.