Muitas pessoas não tiveram as mesmas experiências de pesquisa que temos agora, e em um passado nem tão distante assim, as pessoas recorriam à vários livros para obter a informação desejada. Hoje, porém, descobrir alguma coisa está muito mais fácil, basta ir ao Google que ele traz a resposta.

O Google foi fundado em 4 de setembro de 1998, por Larry Page e Sergey Brin. Os dois se conheceram na Universidade de Stanford, e quando estavam cursando doutorado em ciências da computação, começaram a desenvolver trabalhos juntos. Desta união surgiu um estudo sobre um mecanismo de pesquisa chamado BackRub. Este meio de pesquisa funcionou até 1998, com mais de 75 milhões de páginas.

Porém, Page e Brin queriam uma nova forma de pesquisar via internet. Desta vez surgiu o PageRank, sendo que desta vez um site era classificado como mais relevante em virtude do número de páginas, como também pela importância das páginas. Para agregar valor a nova tecnologia, a dupla resolveu trocar o nome, ou seja, Google. Bom, assim surgiu o Google, e desde a época da sua criação até hoje, muitas novidades foram acrescentadas, bem como o número de resultados de buscas.

Juntamente com o Google, considerado o mais importante buscador da atualidade, muitas notícias sobre ele surgiram por aí, claro que nem todas verídicas. Neste artigo veremos alguns mitos que surgiram sobre o buscador, e vamos analisar a veracidade deles. Confira:

1. Ganhar muito dinheiro com o Google

Quando o assunto é dinheiro, e principalmente "ganhar dinheiro de modo fácil", as pessoas não pensam muito em dar uma espiadinha sobre o assunto. Propagandas na internet de como enriquecer com o Google tem aos montes. Porém, a realidade pode não ser tão atrativa quanto o anúncio. O Google é uma empresa bastante grande, com vários produtos à disposição, sendo que alguns podem realmente gerar lucros, como é o caso do Google Adsense. Outras formas de ganhar dinheiro através de produtos do Google também existem, como é o caso do Google Adwords, que promove um produto e após consegue a sua venda. Porém, mesmo com algumas ferramentas disponibilizadas pelo Google para geração de lucros para os seus usuários, enriquecer pode não ser tão simples assim. Deste modo, propagandas direcionadas para obter grandes lucros podem não ser tão verídicas assim, e não passam de chamariscos para possíveis golpes virtuais ou mesmo para exibir algum outro produto.

Então, para você que deseja mesmo obter lucros com o Google, saiba sim que é possível, porém, é preciso bastante esforço e trabalho. Obviamente que algumas pessoas possuem uma maior sensibilidade empresarial e conseguem se dar bem com a Internet, porém, não significa que não tenham trabalhado bastante e investido muito para isso. Então, tenha cuidado com propagandas milagrosas, dificilmente elas são reais.

2. Google Earth exibe imagens em tempo real

O Google Earth é uma ferramenta que disponibiliza imagens de vários locais do mundo. No local, as pessoas podem apreciar pontos turísticos, cidades, praias, enfim, todos os locais por onde a equipe do Google passou. No entanto, o que muitas pessoas acreditam é que as imagens são em tempo real, o que não é verdade. As imagens fornecidas pelo Google são apenas fotografias tiradas por satélites e também por câmeras. Além disso, elas podem não ser atuais, já que costumam ser renovadas a cada três anos.

3. Google é o melhor buscador

A afirmação acima é totalmente verdadeira, tanto que é o mais usado no mundo todo. Porém, a empresa costuma ser bastante modesta quanto ao assunto, e afirma que a companhia está sempre em busca de melhorar o seu motor de buscas para fornecer o que o usuário realmente procura. Um dos maiores concorrentes do Google é a chinesa Baidu.

4. O Google recolhe informações de seus usuários

O Google, como também algumas redes sociais, costumam usar cookies para lembrar das preferências e também salvar as pesquisas dos usuários, e com isso, em outros momentos, fornecer melhores resultados. Assim sendo, afirmar que o Google armazena informações do usuário não é uma inverdade, no entanto, a empresa salienta total privacidade aos usuários, e que todas as informações estão protegidas.

5. O Google fornecer apenas resultados verdadeiros nas buscas

Infelizmente a Internet está repleta de informações falsas sobre vários assuntos. Por isso, se você costuma realizar muitas pesquisas no Google, não renda-se ao primeiro resultado, pesquise, leia outros resultados. Somente assim o usuário poderá ter certeza que o resultado da sua pesquisa é realmente verdadeiro. A boa notícia é que o Google anunciou que deseja classificar os resultados de buscas conforme a confiabilidade presente nas páginas, o que será de grande valia. Com isso, quanto mais conteúdos verdadeiros uma página apresentar, maior visibilidade ela terá nas buscas.

6. YouTube vai acabar

Há um tempo uma notícia assustou muitos internautas. De acordo com várias informações, o YouTube, que pertence ao Google, estava com os dias contados. Felizmente, tudo não passava de uma brincadeira, de péssimo gosto, claro!

Resumindo, o famoso portal de compartilhamento de vídeos do Google não irá acabar, e com certeza, continuará fazendo sucesso por muitos anos, e ainda conquistando ainda mais internautas.

Hey! Aproveita pra conferir nosso canal no Youtube.

7. Cabras são usadas para cortar grama

O Google usa cabras para cuidar dos seus gramados. Devido a grande extensão de gramado, e a opção de não usar máquinas poluentes e barulhentas, o Google adota um meio não muito convencional para aparar o gramado dos arredores da companhia. No geral, as cabras chegam em um grupo de 20. Conforme o próprio Google, "elas custam mais ou menos o mesmo que cortadores de grama tradicionais e, além de não poluir, são bem mais agradáveis de se olhar quando nossas gramas em Mountain View estão grandes de mais".

8. A função "Estou com sorte" custa caro ao Google

Na página inicial do Google, além do botão "Pesquisa Google", a companhia mantém o botão "Estou com sorte". Ele é responsável por apenas 1% do tráfego anual, porém, mesmo assim, até que tenha usuários, o Google o conserva. O que poucos sabem é que o botãozinho custa caro para estar lá, ou seja, o Google precisa desembolsar US$ 110 milhões por ano para mantê-lo no local.

9. Google em busca da imortalidade

Os comentários que o Google estaria em busca dos segredos da imortalidade surgiram após a companhia comprar a Calico, uma empresa focada na pesquisa dos genes do envelhecimento. Bom, não temos certeza sobre o real objetivo do Google, mas sim, cremos que a companhia está mesmo em busca de maior conhecimento sobre o prolongamento do tempo de vida das pessoas.

10. O Google pretende dominar o mundo

O cenário tecnológico atual é formado por empresas fortes, como a Apple, Yahoo, Facebook, Twitter, e claro, o Google. Muitas pessoas acreditam que o Google concentra o futuro de tudo que esteja ligado ao mundo tecnológico, que as suas aquisições levarão a conquista do mundo. No entanto, afirmar isso pode ser perigoso, já que outras empresas possuem papel importante no meio. O Google como maior buscador da Internet é fato inquestionável. No entanto, o setor de tecnologia pode abrigar outras empresas grandiosas também. Sendo assim, a informação não pode ser considerada como verdadeira.

Veja também 10 mitos que ouvimos sobre a Internet.