Conheça 10 mitos ou verdades sobre a Internet

A Internet chegou para ficar, isso é um fato notório e verídico. Ela simplesmente revolucionou a história e desde o seu surgimento, nunca foi tão fácil encontrar diversas coisas em um único lugar. Inicialmente, usada apenas para comunicação militar, a Internet hoje é o que move o mundo.

Por | @RafaelaPozzebon Internet

Praticamente o mundo todo está conectado. Antigamente, por exemplo, as pessoas precisavam recorrer a vários livros para encontrar uma informação, o que no geral, demorava bastante tempo. Hoje em dia a situação mudou, basta ir até um buscador e digitar o que precisa saber.

Além disso, a Internet é fonte de renda para muitas pessoas. O comércio, inclusive, mudou. O que antes só podia ser encontrado nas capitais, hoje está à disposição de qualquer pessoa. Fazer compras nunca foi tão fácil! A comunicação é outro ponto bastante utilizado. As redes sociais surgiram para que amigos pudessem se reencontrar e manter contato, bem como unir novas amizades. Com os dispositivos móveis então, nunca ficou tão fácil estar conectado ao mundo e saber tudo o que está ocorrendo em tempo real.

Leia também:

Pois bem, a Internet é ótima, como sabemos, dificilmente imaginaríamos a nossa vida sem ela. Ela realmente é essencial nos dias atuais, tanto para o trabalho, como para a comunicação de forma geral. Mas será que tudo o que é dito sobre a Internet é realmente verdadeiro? Vamos ver abaixo o que é somente mito e o que é verdade em relação à Internet. Confira:

1. Al Gore inventou a Internet

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetMuitas pessoas já devem ter lido ou mesmo escutado por aí que o responsável por inventar a Internet é Al Gore. Porém, isso é somente mito, o ex-vice-presidente não foi quem inventou a Internet. A notícia repercutiu após Al Gore, em 9 de março de 1999, conceder uma entrevista a Wolf Blitzer, âncora da CNN. Na ocasião Al Gore surgiu com uma fala um tanto quanto estranha. "Durante meu mandato no Congresso dos EUA, eu tive a iniciativa de criar a Internet. Eu tive a iniciativa de levar adiante toda uma série de iniciativas que provaram ser importantes ao crescimento econômico do nosso país e à proteção do meio ambiente, melhorias no nosso sistema educacional."

No entanto, o episódio não repercutiu de forma positiva, e outros jornalistas, inclusive, se manifestaram sobre o assunto, dizendo que a fala foi um tanto quanto exagerada.

Vale notar que a Internet surgiu a partir de pesquisas militares na década de 1960, durante a Guerra Fria.

2. Todas as informações disponibilizadas na Internet são verdadeiras

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetEste mito é um tanto quanto preocupante. Muitas pessoas recorrem à Internet para obter mais informações sobre determinado tema, porém, o que elas não costumam fazer é conferir a veracidade da fonte. Muito se vê hoje em dia nas redes sociais nossos amigos compartilhando várias informações como se fossem verdades, no entanto, não devemos confiar em todas elas, mesmo que tenham sido compartilhadas pelos nossos melhores amigos.

Leia também:

Algumas dicas são bem importantes na hora de buscar uma informação. A primeira delas é conferir o site, se ele é conhecido, se oferece informações confiáveis, enfim, se é realmente seguro. Além disso, caso o material seja um artigo, procure na web se tal autor realmente existe, e se ele realmente contribuiu com o material. Também é importante conferir em outros sites se a informação realmente confere, isto é, se os esclarecimentos são semelhantes aos descritos em outros locais. Lembre-se: Qualquer pessoa pode publicar algo na internet, então, confiar cegamente nas informações não é a melhor alternativa.

3. A Internet vai deixar você rico

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetTodo o dia nos deparamos com notícias do tipo: "Fique rico com a Internet", "Enriqueça sem sair de casa!", entre outras promessas. Bom, claro que a Internet é fonte de renda para muitas pessoas, porém, ficar rico da noite para o dia sem nenhum esforço só por milagre, nem a Internet consegue resolver isso.

Como bem sabemos, a Internet proporciona bons negócios para muitos empreendedores, no entanto, certamente nenhum deles ficou rico através de anúncios de como enriquecer através da Internet. Todas essas ofertas não passam de publicidade, ou mesmo vírus ou malwares para poder infectar o seu computador. Então, tenha cuidado ao clicar em algum deles.

4. Meu computador não é invadido por não ter nada comprometedor

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetOs cibercriminosos não costumam fazer suas vítimas pelo número de imagens que você tem armazenada no seu computador, nem pelas músicas e outros arquivos. A maioria dos bandidos do ramo não costuma invadir máquinas de forma individual. Quando um malware se instalada em um computador, o objetivo é lucrar com alguma informação, na grande maioria, senhas de bancos que possam proporcionar algum lucro.

Claro que existem crackers que invadem computadores justamente pra vasculhar algum arquivo em específico, até mesmo alguma foto que possa gerar algum lucro, como em chantagens. Por isso, todo cuidado é pouco, e para isso, todas as regras de segurança na web precisam ser utilizadas.

5. Navegação anônima garante minha privacidade

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetO modo de navegação anônima é muito usado por pessoas que não querem que seus registros de visitas fiquem em evidência. O recurso presente em vários navegadores garante que o usuário possa frequentar sites sem que os rastros fiquem gravados. Porém, para quem pensa que a navegação anônima pode esconder todos os seus passos no mundo virtual, está um pouco enganado. Muitos dados acabam sendo salvos no computador, mesmo que por pouco tempo. Por isso, navegar anonimamente garante sim uma certa privacidade, mas, em uma pesquisa detalhada é sim possível descobrir por onde tem andado.

6. Antivírus é só para quem frequenta sites de conteúdo impróprio

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetPara quem acredita que está imune a qualquer problema oriundo da Internet está completamente enganado. Claro que muitas invasões e contaminações acontecem pela falta de cuidado dos utilizadores da rede, principalmente pela falta de atenção, ao clicar em um link malicioso, por exemplo. Grande parte dos computadores infectados surgiu após o dono cair em uma cilada virtual, por acreditar no que estava escrito.

No entanto, quem acha que realmente está imune por não clicar em nada suspeito, pode ser que não esteja tanto seguro assim. Existem outras formas de contaminação, como por um pen drive infectado, ou mesmo um anexo em um e-mail de um amigo. Por isso, todo cuidado simplesmente é pouco. Grande parte dos problemas podemos mesmo evitar com cuidados básicos, mas manter sempre um bom antivírus ativo é primordial.

7. Podemos usar a Internet sem riscos

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetCom a popularização da Internet, oportunistas virtuais estão também sempre atentos para aplicar os seus golpes. Por esta razão, apesar se conhecermos vários de seus métodos, não podemos dizer que estamos a salvo. Vamos pensar o seguinte, mesmo seguindo todas as orientações de segurança, como manter um antivírus atualizado, não clicar em links desconhecidos, adicionar somente amigos nas redes sociais, não se conectar à redes Wi-Fi desconhecidas, entre outras medidas, dizer que podemos usar a Internet sem qualquer problema pode ser um grande risco. Estar 100% protegido é impossível, mas claro, fazendo a nossa parte já contribui e muito.

8. O conteúdo digital acabará com os livros

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetQuando surgiu o primeiro leitor de livros digitais no mercado, e também a disponibilização de vários conteúdos na web, muitas pessoas começaram acreditar que este seria o fim dos tradicionais livros. Porém, com o passar do tempo percebeu-se que os amantes da literatura não trocaram os livros de papel pelo digital. As livrarias continuam oferecendo seus livros, e as pessoas continuam os amando e comprando. A digitalização chegou forte, porém, por enquanto, ainda não dominou o meio, e não temos certeza se um dia isso acontecerá.

9. Número de usuários crescerá muito

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetA tendência é que o número de usuários cresça ainda mais com o passar do tempo. Locais que atualmente não contam com acesso à Internet, possivelmente, passarão a ter daqui alguns anos. No entanto, o número de pessoas conectadas pode ser que não seja tão grande quanto às estimativas já sugeriram, e o avanço do mundo digital demore um pouco mais que as projeções já feitas.

10. Uma empresa não precisa ter um site

Conheça 10 mitos ou verdades sobre a InternetAtualmente, ter ou não um site uma opção individual. Porém, como sabemos, estar conectado garante maior visibilidade, e com isso, um retorno maior. Então, muito cuidado para quem pensa dessa forma, que ter um site não melhorará em nada um negócio. Claro que muitos segmentos ainda não precisam estar conectados ao mundo virtual, ao menos por enquanto, porém, o ideal é já ir se acostumando com a ideia de que o mundo real e virtual andarão lado a lado. Além disso, muitas pessoas, antes mesmo que colocarem os pés em algum estabelecimento, ou mesmo fecharem algum negócio com alguma empresa costumam dar uma averiguada na Internet. 

Mais sobre: mitoseverdades, internet, mito
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar