Nesta última quarta-feira, a empresa de Redmond anunciou a saída do CEO da fabricante de celular Nokia, Stephen Elop e com ele, mais três executivos do alto escalão da Microsoft deixarão seus cargos. A saída desses executivos é parte de uma reestruturação que a empresa fará no seu conselho de administração. Vale lembrar que já noticiamos aqui que a Nokia pode voltar em 2016.

Em um comunicado à seus colaboradores, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou: "Estamos alinhando nossos esforços e capacidades de engenharia para cumprir com nossas estratégias e em particular, nossas três metas principais... Stephen Elop foi importante para as recentes mudanças de nossa companhia, mas com nossa nova reestruturação, concordamos em conjunto que esta é a hora certa para ele sair da Microsoft", declarou Nadella.

Stephen Elop assumiu o comando da Nokia em 2010 e após a aquisição da empresa fabricante de celulares por parte da Microsoft, o executivo foi designado a comandar o setor de divisão dos modelos Lumia, onde permaneceu até o dia de ontem. A partir de agora, a função antes exercida por Elop, será comandada por Terry Myerson, que ocupava o cargo de vice-presidente executivo de sistemas operacionais. Myerson passará a comandar uma nova divisão dentro da companhia, a "Windows e Dispositivos".

Além da saída do ex-CEO da Nokia do quadro de executivos da Microsoft, também estão deixando a empresa imediatamente, Kirill Tatarinov e Eric Rudder. Sem ter relação com a "reestruturação", também está saindo da empresa de Redmond, o até então, diretor de estratégias, Mark Penn, que deixará sua função em setembro para seguir novos caminhos em seu próprio projeto de carreira.

Com esta nova definição no quadro de executivos da Microsoft, a companhia passará a contar com 12 comandantes em seu quadro principal de líderes, entre eles a CEO, Satya Nadella. 

Confira o review de aparelhos Nokia/Microsoft que já testamos aqui no Oficina da Net.