Se você tem mais de 20 anos, certamente deve lembrar-se da fama que a Nokia gozava no início dos anos 2000, quando era a maior fabricante de celulares do mundo, nos primórdios dos telefones móveis. De lá para cá a marca perdeu terreno para os mais variados concorrentes: Apple, Samsung, Motorola, Lg, entre outras até ser finalmente comprada pela Microsoft. Com esta fusão, a marca desaparecerá em breve, mas sua tecnologia continuará com um novo nome: Sai a Nokia e entra Lumia.

O aparelho testado da vez é um dos últimos a conterem a logo da empresa finlandesa, já que fora lançado no segundo semestre de 2014, pouco tempo depois da fusão das marcas, e alguns meses antes do anúncio da extinção da marca Nokia (outubro).

O aparelho chegou para nós em uma caixinha bonitinha, estilizada e com encaixes em diagonal, típica dos aparelhos Microsoft-Nokia. Infelizmente, típica também foi a decepção ao abrir a mesma. Dentro dela percebemos que a Microsoft seguiu com sua terrível prática de entregar ao consumidor apenas o aparelho e o carregador (além de um manual do usuário bem enxuto) e nada além disso. O que você acha de uma empresa que tenta recuperar o espaço perdido e conquistar novos clientes, mas não se dá ao trabalho de incluir um fone de ouvido que custaria no máximo 1 dólar em um aparelho que - em algumas lojas - pode custar quase 2 mil reais? Sei não, hein.

Anunciado em maio de 2014, o smartphone começou a ser vendido em agosto do mesmo ano aqui no Brasil. O Nokia Lumia 930 testado por nós foi cedido via empréstimo pela Cissa Magazine. Nossa versão é a versão preta, mas ele também pode ser encontrado na versão branca. Confira agora o que podemos dizer dele:

[CATEGORIA]87[/CATEGORIA]

O aparelho em si é lindo. Não é imenso, o que para muitos chega a ser desconfortável, nem muito pequeno ao ponto de atrapalhar as tarefas diárias, como leitura na web, e-mails, redes sociais, fotos, etc. Tem exatas 5 polegadas. As laterais são de metal, bem como os botões, que estão todos posicionados no seu lado direito. São, ao todo 3 deles: bem em cima há o de volume, no meio o de bloquear, e, por fim, um atalho para a câmera que serve inclusive para quando ele estiver bloqueado e com a tela apagada. No lado direito não há nada. Lisinho, lisinho. Os cantos são todos arredondados.

Na parte superior do aparelho há a entrada de 3.5mm para o fone de ouvido - VENDIDO SEPARADAMENTE - e a entrada para o nanosim. Aliás, o nanosim, após inserido pela primeira vez (com a ajuda de uma fitinha de plástico que acompanha o aparelho) será difícil de ser removido ou substituído. O que quero dizer é que não há um método fácil de abrir o compartimento onde ele fica guardado, fazendo com que você tenha de usar a unha ou até mesmo algum objeto pontudo (cuidado, alto risco de danos ao aparelho). Quanto ao design, há ainda 2 listas mais claras que são simetricamente repetidas na parte de baixo do smartphone. Na parte de baixo, aliás, há a entrada para o cabo de dados/carregador e as especificações legais do aparelho.

A traseira dele é de um material emborrachado, o que lhe dá uma pegada bastante segura, o problema é que marcas de dedo e a gordura natural da mão deixam ele constantemente sujo. Com um design bem simplista há apenas a câmera - posicionada entre o flash e os dados da lente - no topo, a logo da Nokia aparece no centro do aparelho, restando apenas a saída do áudio na parte de baixo (local mal escolhido, já que, as chances de você abafá-lo com as mãos enquanto joga ou assiste algum vídeo são enormes). Na parte frontal a tecnologia ClearBlack dá um efeito muito legal (falaremos mais sobre ela na parte em que discorrermos sobre a tela). Na parte superior um enorme alto-falante, ao seu lado a câmera frontal e depois a logo da marca. Na parte inferior há os "botões" de voltar, home e de busca e um pequeno orifício para a captura de voz. Todos são sensitivos. Outro ponto interessante é que tanto a frente, como a traseira não são retas, sendo um pouco curvadas (a parte frontal apenas nas bordas), dando um aspecto muito interessante.

Ah, como ponto negativo note que a traseira não é removível, ou seja, se der algum problema, nada de trocar a bateria em casa, será preciso pagar para que uma assistência especializada faça isso por você.

O smartphone tem exatos 167 gramas, medindo 137 milímetros de altura, por 71 de largura, por 9,8 de espessura.

[CATEGORIA]89[/CATEGORIA]

O hardware do Nokia Lumia 930 é o ponto forte deste aparelho, não demonstrado sinais de fraqueza em momento algum, apenas 1 ou 2 travamentos em que foram necessários o restart do aparelho, mas isso por causa do sistema operacional que falaremos mais à frente. Durante os testes, jogos foram rodados com facilidade e com o máximo dos gráficos e qualidade e, mesmo assim, a alternância entre apps foi fácil e sem engasgos. O grande ponto negativo da sua performance é que o aparelho esquenta muito e rapidamente enquanto você usa algum app pesado como um game. E se você optar por fazer algo básico, como redes sociais ele esquentará da mesma maneira, embora de mais lentamente. Analisemos agora ponto por ponto separadamente.

Como dissemos antes, a tela mede 5 polegadas (70,9% do corpo do aparelho). Com a incrível resolução Full HD de 1920x1080 pixels e capacidade para 16 milhões de cores, a densidade chega aos impressionante 441 ppi, ou seja, você está desafiado a encontrar algum serrilhado nas imagens, fontes, apps, etc. tarefa praticamente impossível. A tecnologia por trás dessa tela com touchscreen capacitivo é AMOLED (ATENÇÃO: AMOLED não é pior do que Super AMOLED. Entenda mais sobre a diferenciação clicando no post aqui ao lado). Como proteção temos o Corning Gorilla Glass 3. Além disso tudo, temos a supracitada tecnologia ClearBlack, que, deixa a tela lindona, sendo realmente "preta" enquanto bloqueado, além de proporcionar cores mais nítidas, mesmo sob a interferência da luz solar.

O processador da máquina é um Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800, quadcore 2.2 GHz Krait 400. Para renderizar a tela Full HD que vimos há pouco e mostrar excelentes gráficos o smartphone conta com uma GPU Adreno 330. Para fechar, temos 2 GB de ram.

Tal configuração permitiu-me jogar o pesado Asphalt 8: Airborne com os gráficos no máximo e com tranquilidade, sem engasgos ou lentidão. O único problema é, como dissemos, o esquentamento que, SIM, existe, é grande e incomoda. A mesma experiência satisfatória obtive com outro jogo complicado para hardwares mais modestos: o rpg SoulCraft.

Um detalhe muito interessante é que por ser da Microsoft, o aparelho vem com as mesmas tecnologias nativas do sistema operacional que já estamos acostumados. Uma delas, por exemplo, é o Direct X, presente no Nokia Lumi 930 que lhe dá um bom ganho de desempenho nos jogos.

Como armazenamento temos apenas 32GB, o que piora ao vermos que o smartphone não tem a possibilidade de expansão através de cartão de memória. Mancada da Microsoft, que em um aparelho muito mais simples, como o Nokia Lumia 635 ou 535 que aceitam expansão de até 128GB, cada. Para tentar amenizar isso a empresa oferece 15GB de armazenamento na nuvem através do One Drive, ou seja, compartilhado entre seus diversos aparelhos, incluindo notebooks e desktops. Ajuda? Sim, mas resolve? Com certeza, não.

Quanto às câmeras, temos um conjunto no mínimo, estranho. São 20 MP na câmera principal, resolução de 4992x3744, e, 1.2 MP na frontal, resolução 1280x720. E eu te pergunto: Por que a desenvolvedora colocaria uma excelente câmera traseira, digna de um aparelho top, como é o Nokia Lumia 930, combinada com uma câmera frontal de smartphone de entrada?? A câmera traseira ainda conta com lente Carl Zeiss, estabilização ótica de imagem, detecção facial, captura dual, geo-tagging, foco automático e flash de led duplo. Legal ressaltar que os aparelhos da Nokia-Microsoft contam com a tecnologia PureView que garante fotos de mais qualidade, especialmente quando você usar zoom. Resumidamente, ela faz com que a câmera gere mais pixels do que as concorrentes em uma mesma área da fotografia.

Confira abaixo algumas fotos feitas com ele:


Câmera frontal

Para vídeos a potência da câmera é ainda mais surpreendente, alcançando a resolução máxima de 2160 pixels - 4k - a uma taxa de 30fps e com captura de áudio surround, Dolby Digital Plus 5.1, graças aos 4 microfones direcionais embutidos no seu hardware. A mesma tecnologia é entregue na saída do fone de ouvido - VENDIDO SEPARADAMENTE. O grande problema é que este aparelho tem um fato bizarro: Vídeos filmados com o aparelho na vertical tem um som péssimo, baixo e quase inaudível, você terá de gritar para que depois possa ouvir o que foi gravado. Porém, quando você grava na horizontal o áudio e o vídeo ficam 100%. Por quê?? Uma ótima pergunta, que talvez, nem mesmo a Microsoft vai conseguir responder. (Obrigado ao leitor Denis Araujo pelo toque).

No quesito áudio o aparelho se saiu bem, entregando uma boa qualidade de áudio e volume, alcançando até 77 decibéis. O problema mesmo foi, conforme falamos, a disposição da saída de áudio na traseira do aparelho, que constantemente será abafado por sua mão, principalmente durante os jogos.

Como conectividade temos Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, função hotspot, bluetooth 4.0, A2DP, EDR, LE/ apt-X, NFC, GPS com A-GPS, GLONASS, GPRS, Edge, HSPA+, e claro, 3G e 4G, entre outras, além da conexão MicroUsb 2.0. Preciso alertar aqui sobre um problema que me causou uma dor de cabeça enorme durante os testes: precisei viajar e descobri da pior forma possível que o 3G não ativava. Sem Waze, vi-me aos trancos e barrancos até a bateria esgotar por completo. Ao chegar ao meu destino (o que não foi fácil) e liga-lo novamente, a conexão foi estabelecida magicamente. Por qual motivo isto ocorreu eu não sei, mas foi muito desagrádavel ficar na mão. E quanto aos sensores, temos acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola e sensor core.

A bateria tem 2.420 mAh, pouco para um smartphone desse preço e para um smartphone com um hardware tão potente, que, por causa disso, acabará consumindo mais energia. Utilizei o aparelho sempre com o brilho no máximo e ele aguentou tranquilamente mais de 24 horas sem a necessidade de ser plugado na tomada. Segundo o fabricante, essa potência é suficiente para manter o aparelho em stand-by por até 432 horas, tocar 75 horas de músicas ininterruptas e ainda 11:30 de conversação (2G) ou 15:30 em modo 3G. E se acontecer um imprevisto temos ainda a opção de "economia de energia", que, faz-se necessário dizer: Não é tão potente como o recurso semelhante presente no Android

Confira abaixo como o aparelho se saiu nos testes de benchmarks:

Benchmark Free

PhoneMark

Mas e como ele se sai numa comparação ponto a ponto com um concorrente de peso? Veja quem ganha entre o Nokia Lumia 930 e o Moto X de 2ª geração:

[SPEC]14661, 13704[/SPEC]

[CATEGORIA]88[/CATEGORIA]

Software. Aqui vem a tristeza de um usuário do Lumia: O sistema operacional 8.1 do Windows Phone. Embora estejamos com upgrade garantido para a versão Windows 10 assim que a mesma for lançada, dentro do seu novo smpartphone haverá poucos apps de renome, pois, ainda hoje a loja de aplicativos do Windows Phone é a mais preterida pelos desenvolvedores (e creio que assim o será por muito tempo). Apps famosos ainda não são encontrados no WP, como o Instagram, por exemplo, que aqui ainda está em sua versão beta. O próprio Microsoft Cortana, principal recurso dos Windows Phone, ainda não está disponível para o Brasil.

Como softwares embarcados de qualidade, temos opções exclusivas da Microsoft, como, por exemplo, o Skype e o pacote Office, um ótimo recurso para quem pretende usar o smartphone também para trabalhar. Você poderá editar suas planilhas, criar documentos no Word e até criar apresentações no Powerpoint tudo na ponta dos seus dedos. O melhor de tudo é que utilizando a mesma conta no desktop e no seu Lumia, os arquivos que você editar no pc estarão disponíveis na nuvem para que sejam editados também no aparelho móvel e vice-versa. 

E falando em arquivos na cloud, o One Drive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft lhe oferece até 15 GB para sincronizar automaticamente suas fotos, documentos do Office, agenda de contatos, gravações de áudio e vídeo, etc. Outro ponto positivo é que se você tem um Xbox e uma conta live, poderá integrar o smartphone ao console via um app específico, e com isso interagir entre eles.

Outro recurso bacana fica por conta das fotos tiradas com o aparelho, que salvam o último segundo antes da capturas. Assim quando você visualizar alguma foto tirada, conseguirá ver o que estava acontecendo no momento e no contexto em que ela foi tirada. Temos ainda Clima, notícias, esportes, saúde e Bem-estar, dinheiro, receitas e bebidas, etc. E além desses recursos que estamos habituados a mexer, por conta do uso cotidiano no pc, o Nokia Lumia 930 vem com outros aplicativos exclusivos do Windows Phone:

HERE Drive+ e HERE Maps: Desacreditados apps de direção e mapas, afinal não há, atualmente, algum concorrente que possa roubar terreno do Waze;

Carteira: Serve como um organizador de cartões de embarque, ingressos de shows e eventos, ofertas, etc. Com ele você poderá consultar seu saldo, ver as datas, horários e locais de eventos, retirar livros, fazer check-in em locais, entre outras coisas;

Lumia Storyteller: Aplicativo que agrupa suas fotos de maneira interessante. Nele você pode criar histórias, por exemplo: viagem de final de semana. Durante o final de semana você vai tirando fotos, o app vai pegando a localização delas, o horário do click e no final monta uma apresentação bem bacana. Você ainda pode compartilhar com os outros usuários na rede, ou até mesmo ver as outras histórias, colocar legendas, etc. O Lumia Storyteller ainda destaca para você alguns pontos de interesse próximos ao local caso falte inspiração para um bom programa e boas fotos.

MixRadio: Faça streaming e baixe músicas para ouvir off-line quando quiser. O foco principal do app é a personalização através do gosto do usuário. Dê um joinha (ou o contrário) e o aplicativo irá melhorando as sugestões cada vez mais. Agora diga-me uma coisa: Você trocaria o spotify por algum outro serviço: Pois é!

Um aplicativo bastante interessante, ainda mais agora, em tempos em que as operadoras cortam o 3G no momento em que você atinge a franquia é o "Sensor de dados". Com ele você saberá quanto transferiu por dia, por exemplo, na sua rede móvel. E mais, através dele pode ser definido um valor X, que quando atingido, bloqueia funções do smartphone que utilizam dados em segundo plano, por exemplo, e o que mais você pré-definir.

A Microsoft tem um trunfo para seu SO que se chama "Office", porém nem mesmo isso salva o conjunto. O WP não é tão ágil e versátil quanto os seus principais concorrentes, Android e iOS. O sistema parece se arrastar, enquanto os concorrentes evoluem a passos largos.

 

[CATEGORIA]90[/CATEGORIA]

E aí, será que vale a pena? Bom, se você não ligar para sistema operacional, se você não se importar em estar sempre testando os apps da moda, e, ao invés disso, preocupar-se mais com a qualidade do hardware, então com certeza valerá a pena.[BUY]14661,true[/BUY]

O smartphone tem um dos hardwares mais potentes testados aqui pelo Oficina, e o melhor, tem um excelente custo-benefício em relação a outros smartphones que já passaram por aqui. Com uma câmera traseira potente, rodando tudo sem travar ou engasgar graças à sua memória RAM e seu processador poderoso, você terá um ótimo smartphone, pronto para diversão, vídeos, mídias, redes sociais e até mesmo trabalho, graças ao pacote Office, já incluso.

No varejo ele pode ser encontrado por até R$2.100,00, mas se você comprar na nossa parceira, Cissa Magazine, poderá sair com o esse Nokia Lumia 930 por menos de R$1.800,00.

[relatorio]