O que é a tecnologia ClearBlack?

Descubra como funciona a tecnologia utilizada pela Nokia e a Microsoft em seus smartphones.

Por | @oficinadanet Tecnologia

A tecnologia ClearBlack é usada em telas para facilitar a sua visualização. Ela está presente nas telas de AMOLED da Nokia. Assim, quando a tela estiver desligada, o visor fica bastante escuro e as suas bordas são quase que todas eliminadas, o que melhora a estética de smartphones com corpo único.

A técnica é feita com a utilização de filtros polarizados no vidro da tela, aumentando o contraste do visor e diminuindo os reflexos, melhorando a imagem em ambientes externos.

Quando surgiu?

As telas com a tecnologia ClearBlack foram anunciadas em novembro de 2010 pela Nokia. De acordo com a companhia, através da tecnologia a reprodução do preto da tela fica mais intensa e ainda melhora a angulação da visão. Em suma, o conteúdo pode ser melhor visualizado.

Como funciona a tecnologia?

A Nokia, através de sua página, exemplificou o funcionamento da tecnologia empregada na tela. Conforme a ilustração abaixo, a tela conta com três camadas.

O que é a tecnologia ClearBlack?

A primeira camada é formada por um polarizador linear, que tem como função alinhar de forma vertical as "vibrações" das ondas de luz. A segunda camada é composta por uma película que faz com que a luz possa circular para a direita. A terceira camada é composta por uma superfície refletora, que tem como objetivo principal rebater a luz polarizada, fazendo com que ela retorne pela mesma sequência de barreiras. Na volta, a luz é capaz de circular para a esquerda e costuma ser alinhada de forma horizontal. Com isso, a luz não chega ao campo de visão do usuário. As cores, neste caso, ficam mais nítidas.

A tecnologia ClearBlack é usada nas telas AMOLED dos smartphones da Nokia. A tela, quando é desligada, fica o mais escura possível, sem exibir qualquer borda, conforme mencionamos logo no início.

O efeito só pode ocorrer em virtude do filtro polarizado em uma das camadas de vidro. Nos óculos de sol isso também ocorre. No entanto, a Nokia inseriu vários desses filtros, o que fez com que fosse eliminado da tela praticamente todo o reflexo e com isso um aumento de contraste da imagem.

A Nokia explica que primeiramente a luz atinge o primeiro filtro polarizado. Em seguida, a luz passa por outro filtro que faz com que a onda circule e rebata na superfície final, voltando através dos dois filtros. No último filtro a luz é praticamente bloqueada, assim, todos os processos anulam a luz, fazendo com que o fundo da tela, ao ser desligada, desapareça. A tecnologia é empregada na maior parte dos aparelhos da linha Lumia.

ClearBlack é marca registrada da Microsoft agora

Após a conclusão da venda da divisão de dispositivos móveis e serviços da Nokia para a Microsoft, a tecnologia ClearBlack passou a pertencer a Microsoft. 

Mais sobre: clearblack lumia nokia
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo