No primeiro dia da feira, não "oficial", pois oficialmente ela inicia hoje, muitas novidades e muitos games já foram apresentados, entre elas estão a compatibilidade de jogos entre as duas plataformas de jogos da Microsoft, claro que estou falando do Xbox 360 e Xbox One, que terão compatibilidade de jogos entre si, ou seja, a companhia anunciou que alguns títulos do antigo console da marca, irão rodar no videogame da geração atual, de forma livre e gratuita.

Além desta novidade, outra que chamou muita atenção dos participantes da E3 2015 é a tecnologia virtual, que promete entrar de vez nos consoles de última geração, bem como no Xbox One e PlayStation 4.

O analista da TechSavvy, Scott Steinberg, concedeu entrevista para a agência de notícias francesas, AFP: "Como é esperado todos os anos, a E3 irá girar em torno dos consoles famosos que irão invadir o planeta, mas atualmente, existe uma outra batalha sendo travada paralelamente, como por exemplo, o YouTube, que vem tentando se posicionar para conseguir se tornar um dos destinos de referência dos "gamers"; vale salientar que o Twitch está forte neste segmento, entre eles, obviamente existe a realidade virtual".

Os especialistas esperam que a feira - que ocorre todo ano em Los Angeles, nos Estados Unidos - possa ser o evento chave para a "realidade virtual" entrar de vez no mundo dos games, já que ela está entre nós há décadas, mas sempre foi cotada como uma promessa para os gamers.

Para isso a empresa Oculus, do grupo "Facebook", está comprometida há algum tempo no desenvolvimento de um aparelho que possa realmente sair do papel e entrar de vez neste segmento, ou seja, o Oculus Rift, que foi apresentado recentemente e que será comercializado a partir do próximo ano.

A empresa do Rift, quando anunciou a comercialização do produto para 2016, também prometeu oferecer um conteúdo interessante e nada melhor que apresentá-lo na Electronic Entertainment Expo 2015, até porque, o aparelho promete ser compatível com o console da Microsoft, o Xbox One.

Para não ficar atrás, a gigante japonesa Sony, desenvolvedora e fabricante do PlayStation, também promete entrar forte neste campo com o "Projeto Morpheus", que ainda está em fase final de ajuste; o mesmo ainda não tem prazo para chegar ao comércio. Com tudo isso, Brian Blau, analista da Gartner, destaca o seguinte: "A tecnologia imersiva vai muito além dos consoles de videogames, mas esse é um bom começo, pois os desenvolvedores de jogos sabem muito bem o que os gamers estão procurando, assim é fácil pensarmos que eles serão os primeiros a oferecer este conteúdo".

Como podemos perceber, a feira de games deste ano promete muito mais que novos títulos de jogos; a E3 2015 promete ainda revelar muitas coisas boas para os apaixonados pelo mundo virtual.

Confira a apresentação do HoloLens, da Microsoft: