A realidade virtual, uma imersão de forma cada vez maior nos games, é o que buscam os adoradores desta área e, por isso, os desenvolvedores de jogos e aparelhos eletrônicos não param de buscar novas tecnologias a fim de satisfazer esta demanda de interatividade tecnológica. Após o lançamento de vários outros protótipos que propunham uma realidade virtual de extrema interação, achava-se que novos produtos demorariam um pouco mais para serem mostrados ao público, porém, não foi o que ocorreu.

O Oculus Rift, um protótipo de realidade virtual que arrecadou mais de US$ 2,5 milhões em doações pelo site de financiamento coletivo Kickstarter, é a grande aposta para o mercado de games. Prometendo uma interação jamais alcançada com outros aparelhos, este protótipo possui sensores de movimento e uma tela de LCD embutida. Considerado e aclamado como um dos principais dispositivos de realidade virtual e que deve se popularizar no mercado mundial. Este dispositivo substitui a TV, trazendo praticamente qualquer game para uma dimensão totalmente diferente.

Ainda em fase de teste, o aparelho, consideravelmente grande, é leve, de fácil manuseio e ajuste na cabeça do usuário, fazendo com que o mesmo, após um tempo de uso e interação, nem o perceba fixado em seu rosto. Em sua fase atual, o headset exibe as imagens em uma tela LCD de 1280×800 pixels em 60 Hz. A resolução não corresponde ao produto final, que deve ter uma qualidade maior. 

O aparelho, no ato do jogo, fica ligado a uma pequena caixa com botões de controle de contraste e brilho, que serve como transmissor da imagem e do som produzidos pelo game; essa caixa fica ligada a uma fonte de alimentação e ao PC com um cabo USB e HDMI; para completar, o usuário pode usar um console do Xbox 360 para efetuar as ações no jogo. Além do amplo campo de visão, o Rift é capaz de revelar um ambiente tridimensional, produzido devido aos seus sensores, conforme o usuário olha para os lados.

Leia também:

No que diz respeito aos seus usuários, este aparelho, após ser lançado oficialmente, poderá ser usado por qualquer pessoa, desde curiosos a fanáticos por games. Isto deve-se ao seu valor que, de acordo com o que tudo indica, o preço não deve ser "astronômico" e poderá fazer parte do seu arsenal de games.

Preço

Previsto para chegar em meados de 2014 (não sabe-se precisamente quando), o Oculus Rift precisa estar ao alcance do consumidor, caso contrário, sua comercialização não terá sucesso e repercussão. Com plataforma inicial para PC, por sua característica ampla e aberta, agora a empresa pretende empregar esta realidade virtual à outras plataformas, como Linux e Android, por exemplo.

Mesmo estando em fase inicial, já pode ser comprada sua versão kit para desenvolvedores, com custo de US$ 300, e adquirido através do site oficial do Oculus. De acordo com Brendan Iribe, o CEO da companhia, há a possibilidade do produto se tornar ainda mais barato, ou até mesmo, em um futuro mais distante, gratutito.

Obviamente que no princípio não será assim. Estamos a apontar para o preço de $300, mas existe o potencial de ser muito menos caro com algumas relações e estratégias diferentes" - disse Iribe no Develop In Brighton 2013. (Fonte: Edge Online)

Concorrentes

Com relação a concorrência, há diversos rumores como já era de se esperar. Tem-se informações de que, por exemplo, a Sony estaria criando um dispositivo, também voltado para proporcionar esta realidade virtual, que seria um dos grandes concorrentes do Oculus Rift. Porém, não sabemos se o dispositivo será mais voltado ao Playstation 4 ou se será algo totalmente novo da companhia. Este aparelho seria demonstrado na Gamescom, maior feira de jogos da Europa voltada para novidades da área, mas foi retirado da feira sem maiores explicações.

Outro concorrente a altura do Oculus Rift é o InfinitEye, que também trata-se de um headset de realidade virtual, e conta com um campo de visão de 210 graus (o Oculus Rift tem 110 graus). Atualmente usa dois monitores para alcançar o seu enorme campo de visão, e está usando lentes de Fresnel para ser simples e sem adicionar muito peso, proporcionando quase o dobro de resolução do Oculus Rift. Na verdade, o atual protótipo InfinitEye, apesar de ser maior que o Oculus Rift, pesa menos. Porém, existem algumas preocupações devido ao uso destas duas lentes, como distorções, clareza e alinhamento diagonal, além do preço. A questão do foco e distorções já foi negada pelos seu criadores. (Fonte: Road to VR)

Novidades

Desde de sua criação, o dispositivo vem crescendo e se desenvolvendo lentamente. Como um de seus últimos avanços, temos o início dos trabalhos para a implementação do suporte para conteúdos com resolução 4K, embora tal recurso esteja planejado apenas para um segundo modelo do dispositivo.

Outro grande passo foi no que se refere a alguns desconfortos físicos por parte de jogadores, observados durantes os testes do protótipo, como dores de cabeça e visão deturpada, além do peso do aparelho. Contudo, os testes mais recentes com um novo protótipo do equipamento garantiram pelo menos 45 minutos de jogatina sem qualquer incômodo. E, esta versão, voltada inicialmente para aparelhos Android, tem previsão de lançamento próximo da versão para PC.

Podemos ver que o Oculus Rift é mais uma ramificação da tecnologia criada para revolucionar ainda mais as concepções de realidade virtual possuída pelos jogadores. Com esta nova proposta, o dispositivo promete ultrapassar os demais que dominam o mercado hoje neste segmento. No entanto, há muitas perguntas e serem resolvidas a respeito de suas funcionalidades e ferramentas, de modo sempre a evoluir o conceito de games interativos.