Os jogos estarão à disposição dos gamers através da distribuição digital e melhor, de forma gratuita; ao todo são 100 títulos disponíveis até o final de 2015.

Para aqueles gamers que já possuem um título do Xbox 360 e queira jogá-lo no Xbox One, bastará a eles, baixá-lo sem custo adicional; com isso eles poderão usufruiu dos novos recursos disponíveis no modelo de videogame mais atual.

Alguns membros do programa de "Preview" do Xbox One já começaram nesta segunda-feira, 15 de junho, a testar alguns desses títulos. De acordo com a fabricante, será até mesmo possível jogar partidas de forma "multiplayer" do mesmo título entre os consoles diferentes, ou seja, um jogando no Xbox One e outro no Xbox 360.

A Microsoft não deu mais detalhes sobre quais títulos serão liberados, apenas informou que eles aparecerão de forma automática na pasta de games do videogame assim que estejam disponíveis. Vale ressaltar que alguns desses títulos exigirão uma pequena atualização para poderem ser jogados e compatíveis e de acordo com a empresa, essa atualização não trará nenhum problema na instalação do título.

Larry Hryb, diretor de programação da Xbox, também conhecido nos corredores da empresa como "Major Nelson", diz que para esses games aparecerem para os usuários do Xbox One, os desenvolvedores precisam primeiramente aprovar se vale a pena disponibilizar os títulos para a geração atual de videogames da companhia. Durante a apresentação da Microsoft nesta segunda-feira, um vídeo do game "Mass Effect" foi exibido, o primeiro game desta série de jogos do Xbox 360 que poderá ser "compartilhado" com o Xbox One.