A Microsoft revelou que em breve irá disponibilizar ao Xbox One um novo processador da AMD. Segundo a companhia, a AMD está desenvolvendo um novo processador mais eficaz em termos de custos ao console de videogames atual, assim sendo, o novo chip poderá ajudar a empresa a reduzir o valor de seu console ainda mais, ficando mais em conta para os jogadores em todo o mundo.

De acordo com rumores da área de games e tecnologia, a AMD estaria trabalhando "em segredo" em uma nova geração de chips gráficos, denominados de "Faraway Island" e segundo esses mesmos rumores, os novos chips já passarão a integrar os consoles da Microsoft em 2015.

Publicação recente do Forum Beyond3D, informa que a empresa fabricante de processadores e chips está desenvolvendo uma APU para o Xbox One de 20 nanômetros, menor que a usada atualmente. Tal informação foi descoberta em uma atualização de perfil no Linkedln do gerente sênior de design da AMD, Danielw McConnell.

Na atualização de perfil, McConnell ainda descreve a respeito de duas novas revisões do SoC, onde ele diz que o novo processador que será integrado ao Xbox One será mais eficiente e de baixo custo.

Vale salientar que revisões em consoles de videogames não são novidades e após o lançamento de uma nova versão é comum que as fabricantes realizem um upgrade em seus aparelhos e assim melhorem alguns de seus periféricos, entre eles os seus chips. Com essas melhoras quem realmente ganha é o consumidor, que receberá um produto mais atual, eficiente e às vezes com preços mais em conta, além disso, a grande expectativa de que o novo Xbox One possam ser mais finos.

Com essa "reformulação" em seu console de videogame atual, a Microsoft espera encontrar nesta nova geração de chips o espaço necessário para conseguir um preço mais em conta e um produto mais competitivo no setor de videogames, que vem sendo liderado pelo seu maior concorrente, o PlayStation 4, da Sony.

Alguns boatos também dão conta de que a Sony que usa um SoC AMD, possa também aproveitar as inovações da nova geração de chips da AMD e lance uma revisão para o seu console no próximo ano.

Como já descrevemos acima, com esse novo processador a grande possibilidade de que a Microsoft reduza o tamanho de seu console; com um produto menor, a companhia automaticamente corta custos com a embalagem e o transporte; transporte esse que na maioria das vezes parte da China para o resto do mundo.