Nesta semana surgiram informações bem preocupantes envolvendo o Brasil no mundo dos games. É que lojas brasileiras, comuns pela venda do PlayStation 4, estariam comercializando o console desbloqueado, ou seja, estariam pirateando o aparelho para que ele funcione com games também pirateados.

Quem apurou a fundo a informação, foi o site UOL, que descobriu que algumas lojas situadas na Rua 25 de Março, em São Paulo, estariam oferecendo assistência técnica para o desbloqueio do PS4. De acordo com as informações, o serviço pelo desbloqueio é vendido a partir de R$300 e consiste em formatar o disco rígido do console com a colocação de um chip na placa mãe do aparelho e ligado diretamente ao notebook, onde posteriormente são inseridos ao mesmo, dez games, com custo médio de R$ 50, depois de feito tudo isso, o chip é retirado; todo o serviço leva em torno de três a cinco dias para ficar pronto.

O chip nada mais é que um Raspberry Pi, um microcomputador que é programado para diversas tarefas, entre elas o desbloqueio do aparelho da Sony. Em relação ao serviço de "desbloqueio" do console, um funcionário de uma destas empresas, diz que o chip funciona em conjunto com um programa de computador especial, que libera o uso de qualquer game no PS4. O funcionário ainda disse: "O nosso serviço consiste em transformar um PS4 em um clone de outro PS4, copiando os dados da BIOS e do processador, replicando o mesmo para outros consoles e mais, quando este comprar um novo game, os outros poderão copiá-lo". De acordo com demais vendedores da região, o sistema de clonagem teve início na Rússia.

Eles ainda alertam que o game só pode ser comprado uma vez, mas poder ser replicado em quantos consoles desejarem e o mais interessante, os games ainda podem ser atualizados, funcionando perfeitamente em qualquer modo de jogabilidade, tanto single, como em modo online multiplayer.

De acordo com o dropdejogo.br, a Sony já tem conhecimento do caso e diz que tomará as medidas legais, enviando comunicado para vários sites e lojas, alertando contra uma "Violação da Propriedade da Marca". Nada foi informado se a empresa fabricante do console irá entrar com uma ação legal contra essas empresas se as mesmas forem descobertas, assim sendo, teremos que aguardar por novas informações.