O Google I/O é o grande evento do maior site de buscas do mundo, sendo ele destinado à desenvolvedores, servindo tradicionalmente para o lançamento de vários softwares e alguns dispositivos da companhia. Entre as grandes novidades aguardadas neste ano, pode estar o lançamento da próxima versão do sistema operacional móvel Android, o até então conhecido como "Android M", que virá para substituir o Android Lollipop. Vale lembrar que esta semana noticiamos que o Android Lollipop está em apenas 10% dos smartphones equipados com Android.

💡 Google I/O 2018: todas as novidades apresentadas

Na página do evento é possível encontrar várias menções a respeito da nova versão do sistema operacional que deverá ser apresentado dentro do evento, mas os anúncios que entram e saem da página com facilidade, não revelam quais os novos recursos que estarão disponíveis no Android. Outra grande novidade que será apresentada no Google I/O é o "Voice Acess", o novo sistema que dará foco aos recursos de voz. Os usuários podem usar o aparelho sem a necessidade de ter que segurá-lo, por exemplo.

Além do Voice Acess, mas não menos importante, estão outros tópicos denominados de "Nearby e Proximity-based Communication", como o próprio nome sugere, o recurso permitirá que um smartphone possa descobrir se há outros dispositivos por perto, sendo até mesmo possível realizar chamadas de um para outro como se fosse um rádio comunicador.

Importante dizer que estas apostas não foram confirmadas pelo Google e portanto não passam de boatos, até que se prove o contrário. O que se sabe realmente, é que uma palestra de apresentação do "Android M" surgiu na agenda oficial do evento e da mesma forma que surgiram os outros anúncios, também foi retirado da página.

Assuntos como um software para Smart TVs, Android Auto e Android Wear, também são esperados para o evento. Sem muitas informações oficiais a respeito do envento, temos mesmo é que aguardar a chegada do Google I/O - 2015. Marque na agenda os dias 28 e 29 de maio.