A famosa conferência de desenvolvedores do Google, em São Francisco, nos Estados Unidos já começou, e com ela, muitas novidades da companhia. Entre elas uma demonstração do próximo Android e também o sistema Android Wear direcionado para smartwatches.

Abaixo selecionamos as principais novidades da abertura do Google I/O:

Android One

O vice-presidente para Android, Chrome e aplicativos do Google, Sundar Pichai, após anunciar que o sistema operacional da empresa alcançou a marca de 1 bilhão de usuários, disse que o Google pretende agora atingir "as outras 5 bilhões de pessoas no mundo".

Com o lançamento do programa Android One, que, juntamente com fabricantes de hardware, a empresa pretende levar smartphones para os mercados emergentes, com isso, a tendência é que o uso do sistema operacional, bem como da Internet se expanda pelo mundo.

Android L

O chamado Android "L" é o próximo após do Kit Kat. Ele virá com nova aparência e, através da demonstração foi possível perceber um visual mais moderno e sofisticado, com cores mais discretas e novas animações. Através da nova linguagem de design, definida como "Material Design", os desenvolvedores poderão criar aplicativos com um visual unificado, o mesmo que já acontece com a Apple.

O desempenho do Android "L" será ainda melhor, e também contará com reforços no quesito segurança, primordial no momento, como sistema contra malwares e novo sistema de desbloqueio de celular. Caso o aparelho "perceba" que está em um ambiente seguro, ele poderá ser desbloqueado sem qualquer senha ou mesmo pin.

Além disso, a nova versão do sistema operacional terá suporte para processadores de 64 bits, o que irá permitir o seu uso em aparelhos mais potentes. O Google, também, através do Project Volta, irá incluir melhorias para uma maior duração da bateria.

Android Auto

O Google também apresentou o seu sistema operacional que leva funções do smartphone ao carro. Através do Android Auto o usuário conseguirá interagir  com o software para fazer várias funções, como trocar a música, enviar mensagens e também usar a navegação de mapas.

A companhia revelou que os primeiros automóveis equipados com o software serão lançados até o final de 2014. Conforme o Google, 25 montadoras usarão o Android Auto, incluindo a Volvo, Chevrolet, Audi, Honda, Hyundai e Volkswagen.

Android Wear

O Google lançou dois modelos de relógio com o novo sistema operacional específico para gadget vestíveis, o LG G Watch e o Samsung Gear Live. Os aparelhos já podem ser encontrados na Google Play. O Kit de desenvolvimento de aplicativos para smartwatches com o Android Wear também foi liberado por completo para os desenvolvedores.

Google Fit

O Google Fit está totalmente direcionado à saúde dos usuários. Assim, será possível ter acesso a vários dados, como batimentos cardíacos, número de passos, dieta, entre outros.

A plataforma será lançada aos desenvolvedores daqui algumas semanas e empresas como Nike e Adidas já marcaram parceria com o sistema.

Android TV

Mais um sistema operacional foi lançado pelo Google. O Android TV será utilizado em Smart TVs de fabricantes como Sony, Sharp, Philips e TPVision. Assim, o usuário poderá assistir a toda a programação controlando a TV através do seu smartphone ou tablet.

Chromecast

O Chromecast também recebeu novidades. Diferentemente do modelo atual, agora ele poderá se conectar à TV mesmo que não esteja conectado à mesma rede Wi-Fi. Assim, através da função "Cast Screen", a tela do smartphone ou tablet ficará espalhada na TV e a "Backdrop" fará com as imagens do Google+, por exemplo, rode na TV.

Chromebook

Conforme Sundar Pichai, a principal intenção da companhia é trazer os aplicativos Android para o notebook. No evento, o executivo demonstrou alguns apps que receberam versão para o Chrome OS.

Assim, as chamadas e mensagens recebidas do celular irão aparecer no computador. Além disso, quando a bateria do smartphone estiver acabando, uma mensagem irá aparecer para o usuário no seu notebook.