Entre estas empresas está a Apple, que recentemente andou elogiando o app HERE, da Nokia. Os rumores surgiram quando o Bloomberg informou que a negociação entre as duas empresas giraria em torno de R$ 9 bilhões.

Mas o negócio entre as empresa pode não se concretizar, pois existem outras grandes companhias que parecem estar interessadas na plataforma, segundo informações do Bloomberg, Facebook, Amazon, Alibaba, Baidu, Sirius Xm e Harman International também parece que vão apresentar uma proposta de compra. Atualmente a Nokia vem investindo forte em sua plataforma de mapeamento, incluindo aquisições como o grupo Naveteq, grande fornecedor norte-americano de mapas digitais, que foi comprado pela empresa finlandesa em 2008 por cerca de R$ 24 bilhões.

Caso a Apple seja a vencedora do "leilão", a HERE com certeza desempenharia um grande passo na expansão do Apple Maps, já que o app da maçã ainda não está perfeito e recebeu muitas críticas quando de seu lançamento junto ao sistema iOS6. Desde que foi lançado em 2012, a Apple vem tentando melhorar o serviço, inserindo novos recursos; no início deste mês, o Apple Maps recebeu uma atualização, a partir de então passou a exibir resenhas de hotéis dos serviços "Booking.com" e "TripAdvisor".

Com a venda da HERE, a Nokia seguirá suas atenções no campo de equipamentos e serviços de rede e dispositivos móveis. Vale lembrar que na última semana a empresa finlandesa fechou a negociação de compra do grupo Frances Alcatel-Lucent, negócio esse que custou aos cofres da Nokia, 15,6 bilhões de euros.

Ficaremos atentos a esse negócio e assim que o mesmo for confirmado, estaremos aqui divulgando as informações.