Para quem ainda guarda boas lembranças dos aparelhos da Nokia, saiba que a marca poderá voltar ao mercado em 2016. No entanto, os aparelhos não serão fabricados pela Nokia, nem pela Microsoft.

Para quem não lembra, a Nokia foi adquirida pela Microsoft em um acordo de 7 bilhões de dólares. A Microsoft, que também comprou a marca Nokia, acabou dando fim ao nome com o novo Lumia 535.

No entanto, de acordo com o site especializado NokiaPowerUser, a Nokia manteve outras várias divisões de negócio, entre elas redes corporativas, serviço de mapas HERE, e também  os negócios de licenciamento e tecnologia. De acordo com executivos da empresa, a área de licenciado deverá ser melhor explorada.

Durante uma apresentação realizada no final de semana, a Nokia afirmou para analistas de mercado que possui interesse em voltar a produzir smartphones.

A Microsoft possui licença para usar a marca Nokia por 10 anos, e ao que tudo indica, ela só será usada em aparelhos mais econômicos. A Nokia, por sua vez, também possui o direito de licenciar a nome Nokia para outras empresas a partir do último trimestre de 2016. A empresa pode usar o nome em outros aparelhos, desde que não haja competição direta com os produtos que a Microsoft irá disponibilizar no mercado.

Deste modo, o site especializado conclui que a Nokia ainda poderá fabricar os seus próprios celulares. Para isso ela deverá fabricar os aparelhos na China e Taiwan, e ainda ficar responsável por todo o desenvolvimento do aparelho, desde o designe até a produção.

Bom, a Nokia ainda possui um tempinho para se programar, mas ela poderá sim entrar no mercado de celulares novamente.