De acordo com um comunicado da Nokia endereçado ao site Bloomberg, as empresas encontram-se em estágio avançado de combinação, mas ainda não foi possível chegar a um denominador comum, sendo que a referida negociação final ainda é vista com temor. A Nokia informa que só dará mais informações em relação à compra ou não da Alcatel, em um momento oportuno.

Após deixar de ser uma "atrapalhada" empresa fabricante de celulares, a Nokia se reinventou e passou a ser uma companhia menor, focada em redes wireless. Com essa nova medida, a empresa conseguiu triplicar suas ações.

A Nokia pretende com essa negociação desbancar em um futuro próximo os seus grandes concorrentes na fabricação de redes de telefonia celular, bem como a chinesa Huawei e a sueca Ericsson.

Tanto a Nokia como a Alcatel, são fabricantes de equipamentos de rede como estações-base e antenas para comunicação móvel e de dados. Hoje em dia, a Alcatel está avaliada em cerca de US$ 12 bilhões, já a Nokia possui uma capitalização de valores em torno dos US$ 30 milhões. Segundo informações da Bloomberg, os executivos da Nokia querem que o executivo francês aprove a venda dos ativos da Alcatel-Lucent.

Já outras fontes não reveladas informam que a Nokia estaria também negociando a venda de sua divisão de cartografia digital e localização HERE; a Nokia não confirmou se tal informação é verdadeira, deixando a mesma no ar. Assim sendo, aguardemos por maiores detalhes sobre a referida negociação.

Fonte: Bloomberg