Pois bem, pensando exatamente nisso é que o Google que está com um pé na área de operadora de telefonia, ventilou na última semana com a possibilidade de liberar o uso de celular em outros países sem a necessidade de ter que pagar mais por isso. A gente até notíciou aqui.

De acordo com o jornal "Telegraph", o maior site de buscas do mundo está com conversas adiantadas com o grupo de Hutchison Whampoa, de Hong Kong, grupo este dono de várias operadoras de telefonia espalhadas mundo afora. Na reportagem do jornal,  possíveis clientes americanos do Google poderiam viajar para países como Italia, Irlanda, Reino Unido e outros, sem algum tipo adicional de tarifas para acessar as redes sociais, por exemplo.

Além disso, a operadora Three, pertencente ao grupo acima mencionado, também cogitou a ideia de oferecer a todos os clientes do Google, o uso de redes internacionais sem custo extra.

O Google tem a intenção de construir uma operadora móvel virtual, assim sendo, ela não precisaria construir antenas físicas, apenas iria oferecer apoio às infraestruturas já existentes de parceiros, para que esses em troca oferecessem seus serviços, tanto para os Estados Unidos, quanto para outros países.

De momento o Google está trabalhando em um projeto de pequena escala, ou seja, a empresa não pretende concorrer com os gigantes do setor, mas sim possui a ideia de pressioná-las. Um exemplo lógico disso é o Google Fiber, serviço de internet de fibra óptica de alta velocidade do Google que está disponível em poucas cidades dos Estados Unidos, mas que incomoda muitas empresas do setor, forçando as mesmas a prestarem um serviço de mais qualidade.

Outro exemplo claro do que o Google está planejando com essa nova medida é a linha de aparelhos móveis Nexus, smartphones produzidos em pequena quantidade que mostram a qualidade do sistema operacional Android, incentivando assim as fabricantes de aparelhos a se renovarem constantemente.